50 Visualizações

Janeiro Roxo: Mês de conscientização da hanseníase

Disau chama atenção para a doença

25/01/2023 07:28

 A Divisão de Saúde e Bem-Estar Organizacional (DISAU) do TJRO, em adesão à Campanha 2023 de Conscientização e Combate à Hanseníase - empreendida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) - vem alertar a sua força de trabalho sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoces, informar sobre as opções terapêuticas disponíveis na rede pública e combater o preconceito em relação aos portadores desta doença. 

   A hanseníase é uma doença que afeta primariamente a pele e os nervos e é causada por uma bactéria, a Mycobacterium leprae. No Brasil, cerca de 30 mil novos casos da doença são detectados todos os anos, acometendo com maior frequência as regiões Nordeste, Centro-Oeste e Norte, que respondem por quase 85% dos casos do país. 

  Vamos, então, entender um pouco mais.

Como se pega a hanseníase?

A doença possui formas contagiosas, que são chamadas multibacilares, e não contagiosas, conhecidas como paucibacilares. A transmissão acontece pelo ar, sobretudo em situações de contato próximo. Apesar disso, a maioria da população consegue se defender naturalmente da bactéria, no entanto, cerca de 10% da população não tem esses mecanismos de proteção e, por isso, pode adoecer. Mas há um ponto importante: ao iniciar o tratamento, esse paciente não transmite mais a doença.

Tem cura?

O tratamento é feito com antibióticos, os quais são fornecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), normalmente nos postos da Atenção Básica. É importante que o paciente siga o tratamento de maneira regular até o fim para que se cure de forma definitiva, não permitindo o retorno da doença. Quanto antes o tratamento for iniciado, menor o risco de sequelas.

Há formas de ajudar na prevenção da hanseníase?

Sim, é importante ter o hábito de examinar a pele para, em caso de alteração, procurar ajuda médica, principalmente se houver dormência nas mãos, pés, olhos e nas regiões das manchas. 

IMPORTANTE: em caso de diagnóstico confirmado para hanseníase, as pessoas com quem o doente tiver contato próximo e regular também devem ir ao médico para serem examinadas, inclusive amigos e colegas de trabalho. 


 

Comunicação Interna


Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça de Rondônia
SGP - Rua Lauro Sodré, nº 1728 - Bairro São João Bosco
CEP 76803-686 - Porto Velho, Rondônia

© 2024 Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP
Versão do Sistema