Diante dos custos e da detecção de desperdícios, a administração do Tribunal de Justiça de Rondônia optou por terceirizar o serviço de impressões nas unidades do Judiciário, atendendo, assim, aos princípios de sustentabilidade (Plano de Logística Sustentável), conforme moderno modelo de gestão organizacional. Com isso o TJRO espera evitar problemas como impressoras subutilizadas; toners, cartuchos e tintas vencidas, em razão da burocracia no processo de compra ou armazenamento; equipamentos sem garantia para manutenção.
Baseado em detalhado estudo técnico, a Secretaria de Tecnologia de informação e Comunicação – Stic buscou uma solução que vem sendo adotada por diversos órgãos públicos e tem se mostrado um exemplo de eficiência e economicidade, o chamado outsourcing, que nada mais é do que a contratação de uma empresa especializada para oferecer o serviço nos fóruns e demais prédios.
Por meio do aluguel de equipamentos e serviços de impressão, será colocada em prática uma nova modalidade de consumo interno, por demanda, ou seja: as impressões serão contabilizadas e posteriormente cobradas de acordo com a quantidade. O modelo também evita o investimento em novas impressoras, que demandam altos custos.
O TJRO tem hoje 1.100 impressoras espalhadas, porém enfrenta várias dificuldades para atender de forma eficaz e uniforme todas as unidades. Adquiridas em diversas etapas, são de marcas, modelos e contratos diferentes, o que resulta em situações adversas nos processos de manutenção preventiva e corretiva, assim como a logística reversa, a exemplo dos toners que precisam ser devolvidos à indústria.
Vantagens
Outras vantagens apontadas pelo estudo contribuíram para a decisão. Dentre elas a eliminação de gastos para aquisição das várias impressoras que seriam distribuídas no parque; o atendimento dos serviços de garantia para equipamentos que apresentam defeitos; a própria redução de custos com o grande volume de impressão e, por último, um parque tecnológico padronizado com equipamentos atualizados e com um mesmo modo de operação e configuração em todos os equipamentos.
Com isso, a administração espera acompanhar e regular os custos que terão serviços tarifados; diminuir o quantitativo de equipamentos; absorver o exaustivo trabalho de compras e estoque de produtos de consumo, geralmente com data de validade; controle de qualidade dos produtos e serviços prestados; reduzir a demanda por impressão e, consequentemente, reduzir o impacto ambiental.
Modelo
Conforme edital de contratação, feito mediante pregão eletrônico, o modelo prevê a instalação de equipamentos, treinamento de pessoal (da própria contratada), implantação do serviço, disponibilização de insumos (tonner, tinta etc.), manutenção de equipamentos, garantia de segurança - conforme política da instituição -, e implantação de Plano de Gerenciamento de Resíduos.
Na prática, o serviço será instalado num ponto específico da unidade e atenderá todos os setores das adjacências. A implantação será gradual e iniciará pelo interior do Estado, com as comarcas do Cone Sul. “Esperamos que nosso público interno se adapte com agilidade ao novo modelo e compreenda que o serviço traz eficiência, produtividade e qualidade, além de contribuir com o meio ambiente”, defendeu a secretária da Stic, Ângela Carmem.
Manual
Para solicitar impressões, o usuário deverá acessar um sistema específico, que será disponibilizado a todos. As instruções de como utilizar estão num manual, já elaborado pela Stic.
Clique no anexo ter acesso ao manual
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