201 Visualizações

Economia e sustentabilidade: Tribunal adota modelo terceirizado de impressões

O serviço será implantado primeiro no interior do Estado

08/02/2023 06:57


Diante dos custos e da detecção de desperdícios, a administração do Tribunal de Justiça de Rondônia optou por terceirizar o serviço de impressões nas unidades do Judiciário, atendendo, assim, aos princípios de sustentabilidade (Plano de Logística Sustentável), conforme moderno modelo de gestão organizacional. Com isso o TJRO espera evitar problemas como impressoras subutilizadas; toners, cartuchos e tintas vencidas, em razão da burocracia no processo de compra ou armazenamento; equipamentos sem garantia para manutenção.

Baseado em detalhado estudo técnico, a Secretaria de Tecnologia de informação e Comunicação – Stic buscou uma solução que vem sendo adotada por diversos órgãos públicos e tem se mostrado um exemplo de eficiência e economicidade, o chamado outsourcing, que nada mais é do que a contratação de uma empresa especializada para oferecer o serviço nos fóruns e demais prédios.

Por meio do aluguel de equipamentos e serviços de impressão, será colocada em prática uma nova modalidade de consumo interno, por demanda, ou seja: as impressões serão contabilizadas e posteriormente cobradas de acordo com a quantidade. O modelo também evita o investimento em novas impressoras, que demandam altos custos.

O TJRO tem hoje 1.100 impressoras espalhadas, porém enfrenta várias dificuldades para atender de forma eficaz e uniforme todas as unidades. Adquiridas em diversas etapas, são de marcas, modelos e contratos diferentes, o que resulta em situações adversas nos processos de manutenção preventiva e corretiva, assim como a logística reversa, a exemplo dos toners que precisam ser devolvidos à indústria.


Vantagens

Outras vantagens apontadas pelo estudo contribuíram para a decisão. Dentre elas a eliminação de gastos para aquisição das várias impressoras que seriam distribuídas no parque; o atendimento dos serviços de garantia para equipamentos que apresentam defeitos; a própria redução de custos com o grande volume de impressão e, por último, um parque tecnológico padronizado com equipamentos atualizados e com um mesmo modo de operação e configuração em todos os equipamentos.

Com isso, a administração espera acompanhar e regular os custos que terão serviços tarifados; diminuir o quantitativo de equipamentos; absorver o exaustivo trabalho de compras e estoque de produtos de consumo, geralmente com data de validade; controle de qualidade dos produtos e serviços prestados; reduzir a demanda por impressão e, consequentemente, reduzir o impacto ambiental.


Modelo

Conforme edital de contratação, feito mediante pregão eletrônico, o modelo prevê a instalação de equipamentos, treinamento de pessoal (da própria contratada), implantação do serviço, disponibilização de insumos (tonner, tinta etc.), manutenção de equipamentos, garantia de segurança - conforme política da instituição -, e implantação de Plano de Gerenciamento de Resíduos.

Na prática, o serviço será instalado num ponto específico da unidade e atenderá todos os setores das adjacências. A implantação será gradual e iniciará pelo interior do Estado, com as comarcas do Cone Sul. “Esperamos que nosso público interno se adapte com agilidade ao novo modelo e compreenda que o serviço traz eficiência, produtividade e qualidade, além de contribuir com  o meio ambiente”, defendeu a secretária da Stic, Ângela Carmem.


Manual

Para solicitar impressões, o usuário deverá acessar um sistema específico, que será disponibilizado a todos. As instruções de como utilizar estão num manual, já elaborado pela Stic.

Clique no anexo ter acesso ao manual


Comunicação Interna


Anexos

Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça de Rondônia
SGP - Rua Lauro Sodré, nº 1728 - Bairro São João Bosco
CEP 76803-686 - Porto Velho, Rondônia

© 2024 Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP
Versão do Sistema