167 Visualizações

Stic orienta comarcas do interior sobre terceirização de impressão

A implantação do serviço será gradual

13/02/2023 11:41


Analistas da Secretaria de Tecnologia de informação e Comunicação – Stic cumprem um cronograma de visitas às comarcas do interior do Estado para orientar servidores(as) e magistrados(as) sobre a terceirização do serviço de impressão (outsourcing) no Tribunal de Justiça de Rondônia, decisão  baseada nos princípios de sustentabilidade e economicidade da gestão, como preconiza o Plano de Logística Sustentável da instituição.

Mediante o novo contrato, a implantação do serviço será gradual e começará pelas comarcas do sul do Estado. A primeira a receber a capacitação foi Presidente Médici, que conheceu alguns dos equipamentos que serão instalados e o funcionamento, sobretudo o sistema de gerenciamento de impressão, que, mediante cadastramentos, todos(as) terão acesso.

O novo modelo permite que o usuário entre no sistema  solicite a(s) impressão(ões) e retire em impressoras centralizadas, instaladas conforme estudo prévio de viabilidade. “Mapeamos onde há maior demanda e instalamos o equipamento no local”, esclarece a secretária da Stic, Ângela Carmem.

Em Cacoal, comarca também já atendida com a capacitação, as impressoras, serão fixadas em três pontos diferentes, um deles na sala dos oficiais de Justiça, cuja demanda é grande, devido a impressão de mandados e notificações.

As orientações dos técnicos também dizem respeito às responsabilidades da contratada, que tem a obrigação de manter as impressoras em ótimo estado de funcionamento e abastecidas de insumos. Qualquer problema técnico que surgir com o equipamento deve ser relatado imediatamente à empresa pelo “Por aqui”, na própria impressora, em um QR code que direciona o(a) usuário(a) ao suporte técnico.

Pelo contrato, os equipamentos devem atender condições como padronização de marcas e insumos, a fim de se evitar incompatibilidades. “Vínhamos, há muito, verificando gargalos como a falta de tinta para impressoras mais antigas ou mesmo toner com problemas por ficar muito tempo armazenado, ocorrências que certamente evitaremos com a tercerização”, comentou a secretária.

O TJRO tem hoje 1.100 impressoras espalhadas, porém enfrenta várias dificuldades para atender de forma eficaz e uniforme todas as unidades. Adquiridas em diversas etapas são de marcas, modelos e contratos diferentes, o que resulta em situações adversas nos processos de manutenção preventiva e corretiva, assim como a logística reversa, a exemplo dos toners que precisam ser devolvidos à indústria.

Com relação ao insumo papel, o estudo revelou que, por enquanto, deve ser de responsabilidade do TJRO, já que havia investido em estoque por período que abrange longo prazo. Porém, no futuro, a instituição poderá fazer um adendo ao contrato para incluir, também, o fornecimento nos serviços de impressão.


Cronograma

Vinte comarcas do interior vão receber a capacitação e imediata instalação dos equipamentos por parte da empresa contratada. As impressoras do patrimônio do TJRO serão remanejadas para a capital, que, por enquanto, deverá permanecer como estão.

“Como se tratam de unidades menores, acreditamos que as mudanças sejam menos impactantes. A experiência servirá para nos prepararmos melhor para as unidades mais complexas como o Fórum Geral ou ainda o edifício-sede, cuja adoção do serviço está prevista para uma segunda etapa do contrato", completou a secretária da Stic.


Comunicação Interna



Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça de Rondônia
SGP - Rua Lauro Sodré, nº 1728 - Bairro São João Bosco
CEP 76803-686 - Porto Velho, Rondônia

© 2024 Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP
Versão do Sistema