188 Visualizações

Curso de dança-teatro com servidoras do TJRO e alunos(as) da Unir tem início no CCDH

Parceria com o curso de Teatro da Universidade Federal abriu vagas para servidores do TJRO

19/02/2023 21:11

Bom humor, criatividade e integração com o espaço público marcaram a primeira aula do curso de dança-teatro realizada nesta semana no Centro Cultural e de Documentação Histórica do Judiciário (CCDH), que é vinculado à Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron).

A atividade acontece por meio de uma parceria com o Departamento de Artes da Universidade Federal de Rondônia (Unir). Assim, a turma é composta por quinze acadêmicos(as) da graduação em Teatro e dez servidoras do Tribunal de Justiça do Estado.

A disciplina optativa da graduação será ministrada toda quarta-feira à tarde no CCDH. O objetivo do curso é promover experiências cênicas por meio do corpo, ampliando a percepção e consciência corporal de atitudes físicas e gestos comportamentais, bem como favorecer a sensibilização, sociabilização, resgate da autoestima e as memórias afetivas de cada corpo.

Além disso, faz parte da proposta a integração das alunas(os) com espaços públicos da cidade, como uma introdução ao teatro de rua. O primeiro local escolhido para a prática artística foi a Praça das Três Caixas d’Água, que abriga as estruturas símbolos da capital rondoniense e fica em frente ao CCDH.

Taís Gadelha, técnica judiciária lotada no edifício-sede do TJRO, descreveu a primeira aula como uma experiência surpreendente e além das expectativas. “Eu fui surpreendida, porque o foco é de fato esse relaxamento, esse respirar, esse trabalhar realmente a cabeça para que a gente possa desempenhar nossas atividades lá da melhor forma possível”, contou.

A servidora destacou ainda a interação entre o público do Judiciário e da academia por meio da arte. “Achei maravilhosa a iniciativa, pela partilha de conviver dois grupos antagônicos. De um lado, acadêmicos, da arte; de outro, servidores, da burocracia, então eu acho enriquecedor para ambos os públicos”.

As aulas são conduzidas pelos professores Alexandre Falcão e Luiz Lerro, da Unir. Falcão espera que os alunos(as), por seus corpos, se soltem, se sintam livres e sejam felizes com as atividades. “Para a gente é muito gratificante, porque estimula os nossos estudantes ao ver que profissionais formadas, atuantes numa instituição de referência como o TJ, têm interesse em teatro e dança e que isso é importante também para as vidas delas. Foi muito bonito vê-las se jogando, se permitindo e integrando com a turma”, comemorou.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_oficial, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron


Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça de Rondônia
SGP - Rua Lauro Sodré, nº 1728 - Bairro São João Bosco
CEP 76803-686 - Porto Velho, Rondônia

© 2024 Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP
Versão do Sistema