138 Visualizações

Exposição D’Água e Lama será atração na comemoração do Dia da Mulher no TJRO

Talentos locais e convidados estão previstos na programação no dia 9 de março

01/03/2023 08:04

 

O Dia Internacional da Mulher é no dia 8 de março, mas, internamente, no Tribunal de Justiça, a celebração da data será no dia 9, com um evento a ser realizado no auditório do TJRO, a partir das 11h30, com transmissão para as demais comarcas. A ideia é refletir sobre a participação feminina na instituição e, ao mesmo tempo, comemorar com leveza e arte esta data marcadamente de luta.


Dentre as atrações artísticas previstas está a exposição D´Água e Lama, da fotógrafa Michele Saraiva, que traz imagens da vida ribeirinha sob a perspectiva feminina e um olhar sensível sobre a interação com os elementos naturais.


Michele Saraiva, nascida em Guajará-Mirim, e hoje radicada em São Paulo, fez, em 2011, uma inquietante passagem pelas comunidades do Baixo Madeira. Com a câmera em punho, a viagem reverberou na série de fotos que inspirou a criação de um espetáculo de dança contemporânea com o mesmo nome da exposição.  “É uma forma de mostrar esse lugar em que a gente buscou nossas referências. O Madeira é a varanda das casas. Lá não tem estradas, mas rios. Esse contato com a natureza me chamou a atenção”, explicou Michele Saraiva, cujas fotografias foram impressas em tecidos e expostas em varais. “É uma referência à prática das ribeirinhas que lavam seus lençóis e roupas no rio e penduram para secar ao sol”, completou.


Michele é também montadora/editora de cinema, faceta que também poderá ser conferida na comemoração com a exibição de seu filme, em conjunto com outra fotógrafa de renome na Amazônia, a Marcela Bonfim, “Corpos Sentimentais”, um curta que explora os movimentos, a dança e em corpos previamente fotografados. As duas obras trazem reflexões poéticas importantes sobre o corpo e arte.



Autoestima



Outra fotógrafa convidada que fará parte da programação da semana é Helena Fernandes, que também exibirá fotos de sua autoria, porém com outra proposta: valorizar a autoestima feminina. As exibições ocorrerão no telão, enquanto Helena fará sua participação com fala sobre vivências fotográficas de mulheres como forma de autoconhecimento e autoafirmação.

O evento é organizado pelo projeto Aurora, do qual fazem parte servidoras de diversos setores do TJRO, com apoio da Secretaria-Geral e Coordenadoria de Mulheres do TJRO.



Comunicação interna



Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça de Rondônia
SGP - Rua Lauro Sodré, nº 1728 - Bairro São João Bosco
CEP 76803-686 - Porto Velho, Rondônia

© 2024 Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP
Versão do Sistema