1702 Visualizações

Servidora nº 1 do Judiciário recebe reconhecimento dos colegas do DGP

A oportunidade da visita garantiu à servidora rever colegas que trabalharam com ela no início dos anos 1980, alguns inclusive que foram da equipe dela.

04/07/2019 12:57


A manhã dessa quarta-feira, 3, reservou um momento especial para os servidores do Departamento de Gestão de Pessoas do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO). Eles atenderam à servidora Helena Carvajal, que possui o registro de matrícula de número 01. O encontro foi possível porque ela veio solicitar cópia de documento de sua pasta funcional.


Alguns momentos especiais de Helena Carvajal em sua atuação no Tribunal de Justiça de Rondônia.


A oportunidade da visita garantiu à servidora rever colegas que trabalharam com ela no início dos anos 1980, alguns inclusive que foram da equipe dela. Na ficha funcional de Helena há o registro do cargo de primeira diretora-geral da Secretaria do TJRO, o que equivale hoje à Secretaria Administrativa. Ela foi admitida no dia 27 de janeiro de 1982.


A servidora fez questão de contar aos colegas – de modo resumido, mas como muita emoção – como fora a história da instalação do Tribunal. Relembrou o tempo que trabalhava apenas ela e 7 desembargadores em uma única sala. Destacou um dos pontos importantes na sua trajetória profissional, que foi o apoio à montagem das comarcas e sua atuação como secretária na realização do primeiro concurso da magistratura com prova realizada em Brasília e Porto Velho, simultaneamente.

Ela revela sobre o fato de ter sido lembrada por alguns de seus contemporâneos que estavam na sala do DGP na hora da visita. “Eu não esperava que eles fossem lembrar. Ver os mais jovens levantados me aplaudindo foi uma boa surpresa, me emocionei, sem contar que saí dali com a minha autoestima lá em cima por ter recebido o reconhecimento dos colegas”, disse.



Geisa fez elogios à trajetória que considerou inspiradora. 

Uma das servidoras que parou para ouvir o relato de Helena foi Geisa Araújo de Oliveira, que trabalha no DGP há pouco mais de 3 anos, e diz ter gostado de saber da história que considerou inspiradora. “Primeiro que é muito bom saber que foi uma mulher que esteve envolvida com o começo dos trabalhos do Tribunal e que realmente contribuiu para a evolução das coisas por aqui. Ela tem uma história muito inspiradora e é impossível não perceber a gratidão de ela ter passado por aqui”, comentou.

“Foi um privilégio tê-la conosco, pois não é todo dia que podemos ter a companhia de uma pessoa tão importante para nossa vida laboral. Afinal, no início do Tribunal, ela implantou o primeiro organograma sem ter noção da proporção de seus primeiros atos”, relembrou Ruti Rodrigues de Carvalho Alves, servidora do DGP, que está no TJRO desde julho de 1989 e prestes aposentar.

“Com a correria típica de quem trabalha com gestão de pessoas, o entra e sai de servidores na busca de uma certidão, crachá ou apenas uma informação, às vezes não dispomos de tempo para olhar com mais calma para o nosso cliente. Era para ser apenas um ajuste na certidão de uma servidora, mas o especial surgiu: vimos que tratava-se da Portaria 001 do Tribunal, datada de 27 de janeiro de 1982.  Foi aí que passou um filme na minha frente. A Helena foi a primeira pessoa que falei no TJ quando fui nomeada no 1º concurso de servidores em 17 de maio de 1984. Hoje somos amigas e parceiras no Coral Vozes do Madeira", disse Cecileide Correia da Silva.

Helena, ao longo dos seus 37 anos de carreira, acredita ter feito seu trabalho com muita seriedade e diz amar o Tribunal. Ela atualmente é Tabeliã e Oficial do 2º Ofício de Notas e Registro Civil.


Comunicação Interna


Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça de Rondônia
SGP - Rua Lauro Sodré, nº 1728 - Bairro São João Bosco
CEP 76803-686 - Porto Velho, Rondônia

© 2024 Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP
Versão do Sistema