418 Visualizações

Campanha “Medicamento não é lixo” termina com sucesso em conscientização

Iniciativa do Nuges registrou 2 Kg de fármacos e Caixas coletoras permanentes ficarão disponíveis

09/07/2019 18:04

A Campanha “Medicamento não é lixo: descarte aqui”, realizada pelo Núcleo de Gestão Socioambiental-Nuges do Tribunal de Justiça de Rondônia, na segunda quinzena do mês de junho, coletou 2 Kg de medicamentos vencidos e em desuso durante o período em que disponibilizou caixas recicláveis como depósito nas unidades do Edifício-sede, no Fórum Sandra Nascimento e no Centro de Processamento Eletrônico.

Criada em projeto focado na orientação de servidores e magistrados sobre a importância do descarte adequado de medicamentos como forma de evitar danos à saúde e ao meio ambiente, a campanha foi considerada, pelos organizadores, como ferramenta de conscientização eficiente e de baixo custo.

“Não houve utilização de recursos orçamentários, para a realização deste projeto, apenas solicitamos do Departamento de Saúde - Desau, três caixas para coletas de medicamentos e a Comunicação Social prestou seu apoio com divulgação e confecção dos adesivos expostos nas caixas”, informou o coordenador substituto, Richard Harrisson Reckel.

Durante a campanha, os gestores do projeto explicaram que os fármacos não devem ser descartados em lixo comum e sim em pontos de coleta que os destinem ao descarte ideal.

Ainda de acordo com o relatório da campanha, o “Descarte Consciente parte do princípio da Logística Reversa, prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos, que estabelece um conjunto de obrigações para que os produtores viabilizem o descarte adequado de seus produtos.

Mas para quem não entregou medicamentos vencidos ou em desuso que possua em sua residência, os representantes do Departamento de Saúde e Bem-Estar Social do TJRO informam que é mantida uma caixa de coleta permanente no Centro Médico do Edifício-sede e outra no Fórum Sandra Nascimento, para que a população judiciária transforme a atitude em hábito.

 

Comunicação Interna


Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça de Rondônia
SGP - Rua Lauro Sodré, nº 1728 - Bairro São João Bosco
CEP 76803-686 - Porto Velho, Rondônia

© 2024 Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP
Versão do Sistema