14 Visualizações

CNJ realiza 2º Censo do Poder Judiciário brasileiro

Houve prorrogação da data: acesse os formulários eletrônicos

11/04/2023 07:03

Com o objetivo de manutenção e atualização do registro histórico do perfil da magistratura e do quadro funcional do Poder Judiciário, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lançou o 2º Censo do Poder Judiciário no próximo dia 17 de abril. Os formulários eletrônicos estão disponíveis para acesso.

O levantamento também busca conhecer a opinião de magistrados e magistradas, servidores e servidoras sobre a carreira e ambiente de trabalho, além de outras questões relevantes para o monitoramento das políticas judiciárias em curso. A participação do maior número de pessoas é essencial para manter o registro histórico do perfil da magistratura e do quadro de trabalhadores do Judiciário, uma vez que os resultados também devem contribuir para melhorar a prestação dos serviços da Justiça.

Os conselhos e tribunais enviarão as informações necessárias para que o CNJ inscreva os participantes. Cada questionário será respondido – de forma anônima – por meio de acesso único para cada CPF previamente cadastrado.

Segundo informações do Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ/CNJ), responsável pela coleta de dados, é preciso separar um tempo para responder os formulários, que levam entre cinco e 10 minutos para serem preenchidos, com questões de múltipla escolha.

O 1º Censo do Poder Judiciário foi realizado em 2013. Após uma década, o Judiciário passou por novos desafios, diversas transformações e implementou novas políticas judiciárias

Agora, o 2º Censo pretende conhecer as características pessoais e profissionais da força de trabalho do Judiciário, de forma a relacionar essas questões com as opiniões e as avaliações que fazem sobre as políticas, os demais aspectos das carreiras e a forma que se organizam os 94 tribunais e conselhos no país. A pesquisa é direcionada ao quadro da ativa. No caso de servidores e servidoras, incluem-se os cedidos ou requisitados para o tribunal ou conselho ou outros órgãos da administração pública; e os comissionados sem vínculo.

Sobre o questionário

Ao responderem o questionário, servidores, servidoras, magistrados e magistradas poderão emitir sua opinião sobre as políticas de pessoal dos respectivos tribunais e também as ações de outras instituições e atores do Poder Judiciário. O sigilo das informações e o cumprimento da Lei n. 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD) estão garantidos. O DPJ/CNJ ressalta, ainda, que não haverá qualquer divulgação de dados individuais, mas apenas resultados agregados com base em resultados e dados estatísticos.

Magistrados(as)

O formulário destinado à magistratura possui 63 questões que tratam sobre o tribunal ou conselho em que atuam, além de informações funcionais, pessoais e sobre sua atuação no Poder Judiciário. Já o questionário voltado a servidores e servidoras aborda, com 48 questões, informações funcionais e pessoais, teletrabalho, além de dados sobre a corte ou conselho em que atuam.

Sem identificação

A presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Rosa Weber, informou ao TJRO sobre a realização do 2º Censo do Poder Judiciário, na qual ressalta que o Censo será realizado de forma anonimizada, sem identificação dos respectivos nomes, uma vez que essa ação visa somente a limitar o acesso ao questionário do Censo, a fim de assegurar que a participação seja restrita a magistrados(as) e servidores(as) do Poder Judiciário.

Para informações adicionais, o DPJ pode ser contatado pelo e-mail: dpj@cnj.jus.br.

Acesse a pesquisa aqui

Código do TJRO: AV4XG6WZ

  

Comunicação Interna


Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça de Rondônia
SGP - Rua Lauro Sodré, nº 1728 - Bairro São João Bosco
CEP 76803-686 - Porto Velho, Rondônia

© 2024 Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP
Versão do Sistema