158 Visualizações

Pesquisa de Clima evidencia evolução de pontos positivos identificados pelo público interno

Fatores com avaliação acima de 70% demonstram favorabilidade em alta no TJRO.

24/04/2023 09:31

Fatores com avaliação acima de 70% demonstram favorabilidade em alta no TJRO


Após a avaliação de 9 (nove) itens por magistrados(as) e servidores(as) que participaram da Pesquisa de Clima Organizacional em 2022, a instituição alcançou níveis de excelência, com percentual acima de 70% e, em alguns deles, próximo a 90%, o que revela a evolução das quesitos avaliados e da própria participação na pesquisa, que, nesta edição realizada no ano passado, registrou a maior participação desde o início da série de avaliações.

Integração setorial e interpessoal foi um dos índices avaliados que permaneceu percepção positiva por parte dos respondentes, atingindo um índice de 89,12%. Nesse quesito são avaliados se as pessoas têm um bom relacionamento, se há cooperação uns com os outros e também entre as áreas para o alcance dos objetivos.

Já com relação ao estilo gerencial, que obteve 87,82% de aprovação, foram avaliados sobre a clareza do que é esperado do desempenho de cada um(a) e também se a solução de conflitos por parte dos(as) gestores(as) mantém o ambiente colaborativo em que prevalece o diálogo e a participação. Também é avaliada a disponibilidade de informações por parte da chefia para a realização do trabalho. O próprio método de avaliação do desempenho profissional também foi analisado na pesquisa.

Nas condições físicas de trabalho, foram avaliados a adequação da infraestrutura para o desempenho das funções, fatores como iluminação, materiais de expediente, equipamentos, ergonomia, higiene e limpeza do local, entre outros pontos. Esse quesito obteve avaliação 83,62%.

O trabalho em equipe obteve 83,61% de favorabilidade. A maior parte das pessoas concordou com a afirmação de que, na instituição, as pessoas realmente trabalham em conjunto, como uma equipe. O pertencimento à instituição, independentemente de cargo ou função, e a compreensão pessoal da contribuição à missão institucional também foram bem avaliados nesse quesito.

A maioria daqueles(as) que responderam à pesquisa concordou que, dentro da instituição, todos (as) assumem suas responsabilidades para a busca dos resultados esperados. O conhecimento das estratégias, objetivos e prioridades e a definição das prioridades do setor foram avaliados no item “Orientações para resultados”, que alcançou 83,26% de favorabilidade.

Outros com alta avaliação foram Processo decisório, com 80,83%, que diz respeito à autonomia e planejamento das decisões relacionadas ao trabalho individual ou em equipe; e Comunicação Interna, com 78,89% de aprovação, quesito relacionado ao acesso às informações institucional e à utilização dos canais internos de comunicação no TJRO.

A distribuição das tarefas e as expectativas que cada um(a) tem com relação ao seu desempenho, o volume de trabalho e horário para o desenvolvimento das atividades foram avaliados no item Relação com o trabalho, que obteve 77,38% de favorabilidade.

Já o quesito Imagem Institucional, com 70,33% de aprovação, avaliou a valorização, a satisfação com relação ao serviço prestado à sociedade e  a importância de cada um (a) na instituição.

Todas as informações resultantes da Pesquisa de Clima Organizacional são utilizadas pelos diversos setores do Tribunal de Justiça como base de dados para tomadas de decisões, aprimoramento ou criação de projetos que contribuam para o desenvolvimento institucional.



Comunicação Interna


Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça de Rondônia
SGP - Rua Lauro Sodré, nº 1728 - Bairro São João Bosco
CEP 76803-686 - Porto Velho, Rondônia

© 2024 Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP
Versão do Sistema