156 Visualizações

Diálogo e integração marcam reunião preparatória à implantação do Sistema de Integridade

O próximo passo é a aplicação de um questionário de maturidade institucional na temática integridade.

15/05/2023 04:37

Mais de 80 pessoas conectadas com o propósito de compartilhar conhecimentos e informações nesse período preparatório à implantação do Sistema de Integridade do Poder Judiciário do Estado de Rondônia. O encontro virtual, realizado no último dia 9, foi conduzido pela equipe do Gabinete de Governança do Tribunal de Justiça (GGOV) e contou com a apresentação dos conceitos, bases normativas e princípios que levaram à iniciativa institucional.

A secretária chefe do GGOV, Rosemeire Moreira, destacou que o engajamento de todos os setores, das áreas fim e meio, é fundamental para a construção de uma política de integridade que reflita as experiências e características próprias do Judiciário rondoniense, cujo arcabouço de normas e o conjunto de práticas devam buscar a melhoria contínua. 

Durante a reunião, foi aberto espaço para perguntas, sugestões e compartilhamento de conhecimentos, que resultaram em boas reflexões e deliberações relevantes para as próximas etapas de implantação do sistema.

Foi apresentado um histórico da implantação do Sistema de Integridade, que começou no mês março de 2023, com apoio de consultoria externa. Dentre as ações previstas no cronograma de execução para implementação do sistema, estão os periódicos para as lideranças, como no caso da reunião realizada esta semana.

Já foram desenvolvidas ações e comunicações para sensibilização, engajamento e mitigação do desconhecimento sobre o tema, as quais estão previstas no Plano de Ação: reuniões de alinhamento, capacitação inicial da equipe de trabalho e a coleta de documentação existente na organização relacionada à integridade.

Um grande evento, com transmissão feita pelo canal do TJRO, no YouTube, ocorreu no dia 12 de abril e marcou o lançamento do Sistema de Integridade, contando com a participação do desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia, presidente do Tribunal de Justiça. Na oportunidade, houve palestra do advogado Rodrigo Pironti e reunião técnica com gestores(as). Servidores(as) de todos os setores e comarcas de todo o Estado puderam acompanhar a palestra.


O próximo passo é a aplicação de um questionário de maturidade institucional na temática integridade, para o qual a Alta Administração do Tribunal espera ampla participação de magistrados(as) e servidores(as), já que o resultado do questionário contribuirá para a  construção do processo de integridade da instituição, aprimoramento às ações de governança.

As perguntas irão versar sobre o entendimento de ética e integridade no contexto do TJRO, a partir de tópicos como transparência, normas internas, regras anticorrupção e sobre o comportamento no ambiente de trabalho, treinamentos, controle interno e a comunicação institucional. A opinião das pessoas sobre os canais de denúncias, a percepção do público-alvo com relação aos riscos e ao seu monitoramento, além de campo aberto para envio de comentários.

O juiz secretário-geral do TJRO, Rinaldo Forti, reforçou o convite e a importância de participação de todos(as) os magistrados(as) e servidores(as) no levantamento, afinal, como pontuou o secretário-geral, essa iniciativa é de extrema importância para toda a instituição e para cada um, pois faz parte do compromisso institucional de bem servir à sociedade rondoniense. “A  implantação do sistema de integridade deve ser feita com a eficiência e a qualidade que são marcas no nosso judiciário”, afirmou o magistrado.



Comunicação Interna


Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça de Rondônia
SGP - Rua Lauro Sodré, nº 1728 - Bairro São João Bosco
CEP 76803-686 - Porto Velho, Rondônia

© 2024 Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP
Versão do Sistema