708 Visualizações

Brigadistas fazem treinamento sobre o uso de elevadores em situação risco

A atividade contou com a participação de 25 servidores brigadistas

02/08/2019 13:04

A Brigada de Incêndio do Tribunal de Justiça de Rondônia realizou, na última quarta-feira, 31 de julho, treinamento sobre como agir em apoio a equipe do Corpo de Bombeiros em situação de resgate e emergência envolvendo o uso de elevador e equipamentos, além de instruir os brigadistas sobre as possibilidades de atuação em apoio  a possíveis vítimas e controle emocional. A atividade contou com a participação de 25 servidores brigadistas.




O treinamento começou com uma apresentação, no auditório do edifício-sede, conduzida pelo major Francisco Andrade Júnior, assessor, da Assessoria Bombeiro Militar (ABM) do TJRO, que destacou os procedimentos em casos de emergência envolvendo este meio de transporte. Foram apresentados aspectos sobre cálculos, sobre carga total da cabine, excesso de carga, regulador de velocidade, defeitos de freios, situação de interrupção de energia elétrica, uso de ferramentas específicas para o serviço de resgate em elevadores, verificação de situação de vítimas, dentre outros assuntos. Em seguida, os servidores conheceram a casa de máquinas (onde estão instalados os aparelhos que comandam e controlam o elevador) e receberam instruções sobre o funcionamento da máquina de tração, limitador de velocidade, painel de comando, quadro de força e controle.


O major Francisco Andrade Júnior explica a finalidade do evento. “Este treinamento é especificamente direcionado a esse público em razão das atribuições dos brigadistas. Eles poderão auxiliar com rapidez aos colegas que, eventualmente, ficarem presos nos elevadores”, observou.


O técnico judiciário Fábio Augusto Almeida do Nascimento, chefe de edificação na condição de brigadista explica que “todas as atividades desenvolvidas na Brigada são para melhoria e garantia da segurança dos servidores. “Esse treinamento trouxe novas lições de como devemos nos comportarmos em situações de risco envolvendo resgate”, disse.

 

A Brigada de Emergência

Foi criada pela Resolução 020/2011-PR e tem por finalidade “zelar pelo seu patrimônio humano e físico por meio de ações preventivas e emergenciais de combate a incêndio, evacuação de prédios e ação de primeiros socorros”, sendo exercida em todas as comarcas por servidores voluntários que disponibilizam parte de seu horário de folga para tais atividades.




Como ação preventiva, os brigadistas realizam inspeções mensais de todas as comarcas do Poder Judiciário de Rondônia e verificam as condições dos equipamentos de combate a incêndio, rotas de fuga e atualizações teóricas de primeiros socorros.

Mediante estas ações, os brigadistas resguardam a segurança dos demais colegas de Tribunal e ainda difundem tais conhecimentos no meio social e familiar sempre com o objetivo de resguardar a vida e integridade física.


Caso tenha interesse em compor a Brigada de Emergência de sua comarca, envie um e-mail para soubrigadista@tjro.jus.br.


Comunicação Interna


Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça de Rondônia
SGP - Rua Lauro Sodré, nº 1728 - Bairro São João Bosco
CEP 76803-686 - Porto Velho, Rondônia

© 2024 Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP
Versão do Sistema