60 Visualizações

Semana de formação de facilitadores em Justiça Restaurativa é promovida pela Clínica Escola da Emeron na Acuda

Nesta sexta (23), reeducandos da Acuda vão expor produções e prestar atendimentos terapêuticos em uma feira de sustentabilidade no TRE, das 11 às 17h

22/06/2023 19:00

A Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron), por meio da Clínica Escola de Métodos Adequados de Tratamento de Conflitos, deu início na segunda-feira (19) à Formação de Facilitadores em Práticas Restaurativas. A Clínica Escola é vinculada ao Centro de Pesquisa, Inovação e Publicação Acadêmica (Cepep) da Emeron.

As atividades acontecem durante toda a semana na Associação Cultural e de Desenvolvimento do Apenado e Egresso (Acuda), localizada na Estrada da Penal, em Porto Velho. O público-alvo é formado por reeducandos atendidos pela Acuda, funcionários(as) da instituição, alunos(as) da Emeron na Especialização em Direito para a Carreira da Magistratura (EDCM) e acadêmicos(as) da Universidade Federal de Rondônia (Unir).

No final de abril, a primeira etapa da formação foi uma sensibilização para apresentar os conceitos de justiça restaurativa ao público, que agora participa da formação completa. A etapa inicial teve carga horária de 20 horas-aula e a formação de facilitadores tem 40 h/a.

O curso é conduzido pelas assistentes sociais Elivânia Patrícia de Lima e Wídia Suerlândia Marinho Paiva e a psicóloga Luciana Lima Martins, todas analistas do Tribunal de Justiça de Rondônia. Elivânia explica que, embora tenha “justiça” no nome, as práticas de justiça restaurativa podem ser aplicadas em qualquer esfera.

“As práticas de justiça restaurativa visam modificar a convivência social, tratando de relacionamentos, conflitos e como as pessoas podem conviver. A Acuda, como tem pessoas privadas de liberdade, é um outro nicho, as pessoas estão aqui cotidianamente e elas também têm seus conflitos, assim como todas as pessoas. O que a gente busca é que essas pessoas possam ver outra perspectiva para lidar com os conflitos, seja no ambiente prisional ou quando voltarem à convivência em sociedade”, afirma a assistente social.

ACUDA

A Acuda é um projeto de ressocialização de apenados que oferece, diariamente, dezenas de atividades como ioga, musicoterapia, meditação, cromoterapia, dança circular, oficinas profissionalizantes e cultos religiosos diversos, com objetivo de contribuir para um autoconhecimento transformador.

Nesta sexta-feira (23), último dia da formação, os reeducandos da Acuda vão expor suas produções artísticas em uma feira junina de sustentabilidade e inclusão, que ocorrerá das 11h às 17h no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RO), na Avenida Presidente Dutra 1889, bairro Baixa União. No local serão prestados serviços de atendimento pela Acuda de trabalho terapêutico e as inscrições para participar podem ser feitas neste link.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais:

instagram.com/emeron_oficial

twitter.com/emeron_oficial

facebook.com/emeron.oficial

youtube.com/EscolaEmeron


Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça de Rondônia
SGP - Rua Lauro Sodré, nº 1728 - Bairro São João Bosco
CEP 76803-686 - Porto Velho, Rondônia

© 2024 Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP
Versão do Sistema