%= render 'layouts/carrousel' %>
 66 Visualizações

Stic realiza treinamento para utilização de ferramentas do G Suite

A finalidade do evento foi dar ênfase no uso da conta Google institucional.

13/08/2019 19:18


Nos dias 7 e 8, a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC) realizou treinamento presencial sobre o G Suite, o pacote de ferramentas Google contratado pelo Tribunal. A finalidade do evento foi dar ênfase no uso da conta Google institucional. O encontro aconteceu no auditório da Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron) com carga horária de 2 horas, com participação de 70 servidores (divididos em três turmas de 25) de diversas unidades judiciárias.

Vários conteúdos foram abordados como contas de e-mails institucionais, criação e envio de mensagens, organização de caixa de mensagens, busca de conteúdos, criação de assinatura, respostas automáticas, arquivamento de mensagens, uso da agenda eletrônica, recebimento de notificações, uso do Hangouts Chat, uploads de arquivos, criação de documentos e formulários, elaboração de apresentação, dentre outros.

A servidora Elen Angela Dutra, do Departamento de Estratégia e Governança de TIC, foi a facilitadora no treinamento e explica que importância do evento. “O grande benefício da utilização das contas de e-mail institucional e as ferramentas G Suite é a possibilidade de criar e editar documentos com a colaboração simultânea de várias pessoas, ou seja: você pode criar uma planilha e compartilhá-la com colegas de várias unidades diferentes para que cada um insira as informações desejadas”, frisou.

A STIC desenvolveu um tutorial sobre os principais recursos do G Suite e vários links para a Central de Aprendizagem do Google”.



O servidor Victor Hugo Dourado, lotada na Seção de Editais do Departamento de Compras, participou do treinamento e pontua a importância. “Esse encontro foi muito válido porque ressaltou o valor da ferramenta G Suite, que traz agilidade para o desempenho das nossas atividades, facilidade e economia, com vários produtos que transcendem nossas limitações e potencializam nossas habilidades”, disse.

     

Quem também esteve presente foi Gabriela Vasconcelos de Carvalho, do Conselho da Magistratura. “Agora, trabalho melhor utilizando mais funções, não só do e-mail, como, por exemplo, digitar por comando de voz do editor de texto do G Suite. A instrutora conseguiu me estimular o uso efetivo dos recursos que a ferramenta nos oferece’, revelou.

O G Suite contempla o serviço de correio eletrônico Gmail, Google Agenda, Google Drive, editor de documentos, editor de planilhas, editor de apresentações, editor de formulários e as ferramentas de comunicação Hangouts Chat e Hangouts Meet, que permitem a realização de reuniões online com participação simultânea de até 25 pessoas.

Além disso, a conta institucional de cada colaborador de TJRO, uma conta Google com o domínio “@tjro.jus.br", oferece 30GB de armazenamento na nuvem (o dobro do oferecido nas contas gratuitas do Google).

Para saber como usar as ferramentas do G Suite foi criado um tutorial, clique aqui.


Comunicação Interna


Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça de Rondônia
Sede - Rua José Camacho, nº 585 - Bairro Olaria
Cep 76801-330 - Porto Velho, Rondônia
Alô Justiça: 0800-647-7077 Geral: (69) 3217-1152

© 2019 Diretoria de Gestão de Pessoas - DGP
Versão do Sistema