417 Visualizações

GSI alerta sobre cuidados com segurança nas unidades

Dicas de proteção pessoal são reforçadas para evitar roubos e furtos

28/07/2023 07:37

O Gabinete de Segurança Institucional, o GSI, orienta magistrados(as), servidores(as), estagiários(as) e pessoal terceirizado sobre segurança nas unidades do Poder Judiciário de Rondônia. A iniciativa tem como propósito principal sensibilizar todos(as) os(as) magistrados(as), servidores(as) e jurisdicionados(as), para a importância da construção de uma cultura de segurança institucional. Para isso, o GSI divulga dicas importantes que podem contribuir para a proteção de pessoas, materiais, instalações, informação e da imagem do PJRO perante a sociedade.

O Gabinete ressalta que a criminalidade (tratada pelo judiciário brasileiro) sofreu profunda modificação nos últimos tempos, onde se verifica que são cada vez mais comuns os crimes de base organizativa, compreendendo a corrupção, o tráfico de entorpecentes, pessoas, armas e lavagem de dinheiro. Nesse sentido, segundo o GSI, a alteração do perfil da criminalidade e as várias formas com que ela se manifesta, obriga a adoção de cuidados igualmente diversificados, tanto dos ambientes em que se desenvolvem as atividades jurisdicionadas a ela inerentes, bem como dos agentes públicos nelas envolvidos.

Atento ao contexto apresentado, o Conselho Nacional de Justiça editou a Resolução n. 435, de 28-10-2021, que recomendou aos tribunais adotarem medidas de segurança. Por meio da Resolução n.209/2021-TJRO, atualizou a Política de Segurança do Poder Judiciário do Estado de Rondônia. Por sua vez, o PJRO proveu uma estrutura que contempla sistemas e equipamentos de controle de acesso unificado, 100% das unidades prediais do PJRO possuem sistema inteligente de controle de acesso e vídeo monitoramento, alarmes e sensores, com monitoramento em tempo real, de forma ininterrupta, dentre outros dispositivos para neutralizar intrusão. E, ainda, de modo ostensivo a segurança conta com os serviços de Assessoria Policial Militar e Bombeiro Militar.

Essa estrutura mantém a segurança patrimonial e humana, e contribuem para segurança de magistrados(as), servidores(as) e o público em geral nas unidades prediais do Poder Judiciário do Estado de Rondônia, assim como estabelece ações que visem a prevenção de ações adversas de qualquer natureza contra pessoal, áreas, instalações, documentos, materiais e sistemas de informações do Poder Judiciário do Estado de Rondônia.

Mas isso só não basta, cada um precisa se conscientizar da sua importância e participação no processo de gerar segurança. O Gabinete de Segurança Institucional alerta para alguns cuidados que devem ser observados:


CUIDADOS ESSENCIAIS


No interior das unidades prediais:


-Siga os protocolos de segurança do PJRO ao adentrar e ao sair da unidade predial em que trabalha;

-Evite deixar expostos documentos, instrumentos, equipamentos e materiais utilizados no serviço diário;

-Ao levantar-se de sua mesa e sair da sala, não deixe bens portáteis e/ou objetos pessoais de valor em locais acessíveis, sobretudo quando houver pessoas que não fazem parte do setor; e

-Quando encerrar seu expediente, observe se os equipamentos eletroeletrônicos estão desligados e desconectados da energia elétrica.


Em deslocamento:


-Do serviço para casa ou de casa para o serviço, observe se há pessoas estranhas ou em atitudes suspeitas nas proximidades do imóvel ou da sua condução;

-Atitudes suspeitas podem ser expressões corporais, manifestação de nervosismo, vestimentas desconexas com o ambiente, posicionar-se de modo furtivo, trazer consigo armas ou objetos que podem ser utilizados para ferir, pessoas paradas ou observando tudo que não esteja em conexão com o ambiente e o horário deve ser considerado como atitude suspeita; e

-Diferenciar com clareza uma pessoa em situação de rua e uma pessoa em atitude suspeita;


Ao se deparar em uma situação (suspeita) de risco:


-Ao se aproximar do seu destino (residência e local de trabalho) se deslocando em veículo, observe se há alguma mudança na paisagem: pessoas estranhas paradas e observando, veículos estacionados irregularmente, ruas e calçadas obstruídas. Retorne ou, se puder, dê a volta no quarteirão e se certifique da segurança antes de estacionar e desembarcar; e

-Evite expor em público dinheiro, jóias, objetos de valor; falar detalhes de seu trabalho, de sua função ou de conhecimento sob sua custódia.


Segurança e Prevenção contra Incêndios e Pânico:


-Em caso de incêndio, nunca utilize os elevadores. Poderá haver queda ou desligamento da energia e você ficará preso;

-Ao ouvir o alarme de incêndio siga as instruções de um brigadista. Ele irá orientar, de modo organizado, a saída;

-As saídas de emergência são a forma mais segura e rápida de uma evacuação. Mantenha todas as saídas desobstruídas;

-Não obstrua o acesso aos aparelhos extintores e hidrantes;

Conheça o Gabinete de Segurança Institucional, suas coordenadorias, assessorias e os servidores que a integram; e

-Comprometa-se com a educação de segurança que tem fulcro da Resolução n.209/2021-TJRO, do Poder Judiciário do Estado de Rondônia.



Comunicação Interna


Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça de Rondônia
SGP - Rua Lauro Sodré, nº 1728 - Bairro São João Bosco
CEP 76803-686 - Porto Velho, Rondônia

© 2024 Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP
Versão do Sistema