131 Visualizações

Disau alerta sobre saúde vascular, em alusão à Campanha Nacional Agosto Azul e Vermelho

Alerta toda a força de trabalho do Poder Judiciário sobre a relevância dos cuidados com a saúde vascular

07/08/2023 07:59



A Divisão de Saúde e Bem-Estar Organizacional (Disau) alerta toda a força de trabalho do Poder Judiciário sobre a relevância dos cuidados com a saúde vascular. Chamamento é em adesão à Campanha Nacional Agosto Azul e Vermelho, promovida pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV).

As doenças vasculares consistem em importante risco para a saúde da população, podendo gerar danos à qualidade de vida dos pacientes e, em alguns casos, ser potencialmente fatais. Assim como qualquer enfermidade, a prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais, pensando nisso a equipe da Disau esclarece algumas dúvidas:

Disau responde:

O que são doenças vasculares?

São doenças que modificam e/ou afetam a integridade dos vasos sanguíneos. Dentre elas, as principais são: varizes dos membros inferiores, acidente vascular cerebral (AVC), aneurisma, pé diabético e Trombose Venosa Profunda (TVP).

Quem trata da saúde vascular?

São os angiologistas e/ou cirurgiões vasculares.

Existem fatores de risco para o desenvolvimento dessas doenças?

Sim. Dentre os fatores de risco citam-se: diabetes, colesterol alto, pressão arterial alta, obesidade, tabagismo, doença cardíaca, sedentarismo, o avanço da idade e ter histórico de doença vascular na família. Qualquer pessoa que apresente algum desses fatores precisa ter atenção redobrada.

Quais são os sintomas e o que devo fazer se eu apresentar algum deles?

Por se tratar de um conjunto de doenças é possível apresentar vários sintomas, a depender da sua origem. Em caso de dúvidas, a recomendação é procurar um médico angiologista e/ou cirurgião vascular, para diagnóstico e prescrição dos tratamentos mais adequados.

Qual é o tratamento?

O tratamento vai depender de cada tipo de doença e do histórico clínico de cada paciente.

É possível prevenir o surgimento de doenças vasculares?

Sim. É recomendável a adoção de hábitos saudáveis que previnam algum dos fatores de riscos citados anteriormente como controlar o diabetes e a pressão arterial, manter-se no peso ideal, investir em uma alimentação saudável, praticar atividade física com regularidade, não fumar e realizar consulta médica periódica.

Quer saber mais sobre as doenças vasculares? Acesse a Cartilha de Cuidados com a Saúde Vascular da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular


Comunicação Interna



Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça de Rondônia
SGP - Rua Lauro Sodré, nº 1728 - Bairro São João Bosco
CEP 76803-686 - Porto Velho, Rondônia

© 2024 Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP
Versão do Sistema