606 Visualizações

Emeron encerra ciclo de formação de brigadistas com curso em Rolim de Moura

O curso foi realizado em Rolim de Moura e reuniu servidores da comarca e de municípios vizinhos

16/08/2019 12:33


A Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) realizou nesta semana, a quarta e última turma de 2019, da Formação Inicial em Brigadista de Emergência. O curso foi realizado em Rolim de Moura e reuniu servidores da comarca e de municípios vizinhos, com o objetivo de ampliar o número de servidores capacitados a atuar nas brigadas dos prédios do Poder Judiciário do Estado.

A formação é coordenada pelo major Francisco Andrade Júnior e pelo sargento Esdras Trajano, respectivamente assessor e adjunto na Assessoria Bombeiro Militar (ABM) do Tribunal de Justiça de Rondônia e está alinhada à Resolução nº 020/2011-PR, da criação da Brigada de Emergência e do Plano de Segurança Institucional do Poder Judiciário de Rondônia, que define a política de segurança do PJRO.

Entre os conteúdos de atendimento pré-hospitalar, estão: noções básicas de anatomia, biomecânica do trauma, avaliações de cenário, reanimação cardiopulmonar, obstrução das vias aéreas por corpo estranho (OVACE), fraturas, hemorragias, queimaduras, triagem, manipulação e transporte de pacientes. Já a parte de incêndio inclui a teoria do fogo, métodos de propagação e extinção, responsabilidade do brigadista, incêndios históricos, classes de incêndio, plano de emergência e abandono de área.

Além de prova teórica, o curso conta com práticas de combate a incêndio e primeiros socorros, em que cada brigadista é avaliado pelos instrutores. Para Rosi Delgam, de Rolim de Moura, o conteúdo aplicado na formação permite a atuação não apenas no ambiente de trabalho, mas na vida pessoal. “É de grande valia pra gente utilizar no serviço, em casa e também na sociedade, ao ver uma situação e com o conhecimento adquirido nesse curso ajudar a salvar uma vida até que chegue atendimento adequado”.

Denise Pezzaroli, de Vilhena, destaca a postura dos ministrantes como um facilitador para o aprendizado dos novos brigadistas. “Os profissionais que estão aplicando o curso estão sendo bem esclarecedores, a gente vê que o conhecimento deles é muito amplo e a experiência, tanto teórica quanto prática, está sendo muito boa. Para Leandro Bordinhão, de Espigão d'Oeste, concorda. “Os instrutores têm uma base de formação muito forte, tem experiência, são capacitados. Eu recomendo que quem puder fazer, faça o curso”.

Somente em 2019 foram realizadas turmas em Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná e Rolim de Moura, capacitando mais de 150 servidores. No ano passado, por meio da campanha #SouBrigadista, outros 100 servidores já haviam passado pela formação, ampliando o quadro de brigadistas do Poder Judiciário.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron


Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça de Rondônia
SGP - Rua Lauro Sodré, nº 1728 - Bairro São João Bosco
CEP 76803-686 - Porto Velho, Rondônia

© 2024 Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP
Versão do Sistema