81 Visualizações

Projeto “O Silêncio dos Homens” inicia em Buritis com exibição de documentário e debate sobre construção das masculinidades

Exibição acontece nesta quarta-feira (9) em Colorado do Oeste

09/08/2023 07:24

A cidade de Buritis recebeu a primeira ação do projeto “O Silêncio dos Homens”, realizado pelo Comitê Interinstitucional de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade. Na última semana, no Tribunal do Júri da comarca, dezenas de pessoas assistiram ao documentário que dá nome ao projeto e participaram de uma roda de conversa.

A promotora de Justiça Elba Souza de Albuquerque e Silva Chiappetta, que atua na região de Buritis, destacou que a receptividade da plateia foi alta, com várias interações. “Tivemos depoimentos emocionantes, pertinentes e contundentes. O projeto foi elogiado pela coragem em tocar em assuntos tão delicados, tocar em feridas”, comentou.

O psicólogo do Núcleo Psicossocial da comarca de Buritis, Vinícius Santiago, pontuou que o evento foi um momento de reflexão acerca da autopercepção e dos papéis que os homens têm diante da sociedade. “O reconhecimento da pluralidade de manifestações que a masculinidade tem é um passo essencial para melhor convivermos com o próximo. Destaco a urgência de se ampliar a cultura do autocuidado dentro do ‘universo masculino’ e, para que isso ocorra, falar sobre si e sobre seus conteúdos é a forma de quebrar o silêncio que grita dentro de nós”, disse.

Atividades semelhantes acontecem durante todo o mês de agosto em Rondônia. No total, serão realizadas mais de 20 exibições do documentário em Fóruns, Tribunais do Júri, Promotorias de Justiça, Batalhões de Polícia e faculdades distribuídas em 10 localidades.

Confira a programação

O próximo município a receber o projeto é Colorado do Oeste. A exibição do documentário acontece nesta quarta-feira, 9 de agosto, a partir das 19h30, na Guarda-Mirim e Centro de Convivência da Infância e Adolescência, localizado na rua Tupi, nº 3928, Centro. Na quinta (10), haverá nova exibição em Colorado, às 19h, no Centro de Convivência para Infância (rua Parecis, 5454), e a primeira em Ji-Paraná, às 10h, no Fórum da comarca. Nas próximas semanas, será a vez de Vilhena, Jaru, Pimenta Bueno, Cerejeiras, Ouro Preto do Oeste, Cacoal e Porto Velho, além de mais sessões em Colorado do Oeste e Ji-Paraná.

Silêncio dos Homens

O documentário produzido pelo Instituto Papo de Homem apresenta os resultados de uma pesquisa do Consórcio de Informações Sociais da Universidade de São Paulo (USP), que ouviu mais de 40 mil pessoas sobre o que é ser homem no Brasil. Os fatores que contribuem para a construção das masculinidades é um dos temas abordados. Ademais, a produção do filme observou que a espiral do silêncio em torno do tema está na raiz de vários outros problemas sociais, como a violência doméstica, ausência de mulheres em posições de poder na política e economia, assédio e encarceramento entre os próprios homens.

Em Rondônia, estima-se que mais de 4 mil homens sejam impactados pelo projeto. Em 2019, ano de seu lançamento, o documentário realizado pela Monstro Filmes e com pesquisa do Instituto PdH e apoio institucional da ONU Mulheres e da Campanha Eles por Elas, já havia sido exibido em sessão única na Emeron para magistrados(as) e servidores(as) do Tribunal de Justiça, também seguido por uma roda de conversa.

O Comitê Interinstitucional de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade é composto por integrantes do Ministério Público de Rondônia (MPRO), Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT 14) e Ministério Público do Trabalho da 14ª Região em Rondônia e no Acre (PRT14), além da Emeron.

Fonte: Gerência de Comunicação Integrada/MPRO e Ascom – Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_oficial, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron


Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça de Rondônia
SGP - Rua Lauro Sodré, nº 1728 - Bairro São João Bosco
CEP 76803-686 - Porto Velho, Rondônia

© 2024 Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP
Versão do Sistema