50 Visualizações

Emeron realiza colóquio e roda de conversa sobre inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho; inscrições já estão abertas

Evento será no próximo dia 29 de setembro

06/09/2023 06:25

Estão abertas as inscrições para o Colóquio “Semente da Inclusão: Pessoas com Deficiência e Mercado de Trabalho”, promovido pela Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron). A atividade será no dia 29 de setembro, no auditório do Tribunal de Justiça do Estado, em Porto Velho.

O objetivo é ampliar, por meio da sensibilização, o acesso e gozo dos direitos das pessoas com deficiência, abordando temas relacionados à garantia de inclusão, acessibilidade, respeito, cidadania e questões do jurisdicionado surdo e suas implicações, bem como perspectivas, desafios e boas práticas de inclusão e acessibilidade implantadas no TJRO.

Podem participar do colóquio magistrados(as) e servidores(as), além da população em geral. As inscrições para participação presencial ficarão abertas até o próximo domingo, 10 de setembro, pelo site da Emeron (emeron.tjro.jus.br/inscricoes).

Para quem não puder comparecer ao evento presencialmente, haverá transmissão no canal do Youtube da Emeron (youtube.com/EscolaEmeron). Neste caso, a inscrição para certificação acontecerá por meio de link disponibilizado na transmissão.

Os palestrantes serão o juiz do TJRO Flávio Henrique de Melo, o procurador do Trabalho Igor Sousa Gonçalves, a advogada Luana Manini Genri de Sousa Ramos, o professor de Libras da Unir Magno Prates, o técnico em TI do TRT-14 Robson André Santos de Souza e a auditora de controle externo no TCE-RO Rossilena Marcolino.

O Colóquio está programado para iniciar às 8h30, por meio do Hino Nacional em Libras e, em seguida à cerimônia de abertura, haverá palestras abordando temas como os Desafios e Conquistas das Pessoas no Mercado de Trabalho para pessoas com deficiência visual e a importância da atuação do intérprete no âmbito jurídico e no mercado de trabalho para garantia de direitos das pessoas surdas. Por fim, haverá um espaço para esclarecimento de dúvidas e debate sobre a temática.

No mesmo dia, à tarde, haverá ainda a Roda de Conversa “Garantias do Direito Linguístico das Pessoas Surdas pelo Poder Judiciário”, voltada a servidores(as) da atermação, atendimento geral, conciliadores(as) e oficiais(las) de justiça.

Para a roda de conversa, que acontecerá na Emeron, foram disponibilizadas 30 vagas, para servidores(as) indicados(as) pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Resolução de Conflitos (Nupemec), Núcleo de Acessibilidade, Inclusão e Gestão Socioambiental (Nages) e Divisão de Acompanhamento e Desenvolvimento de Carreiras.

O Colóquio Semente da Inclusão terá certificação de 4,5 horas-aula aos(às) participantes. Já a participação na Roda de Conversa gerará certificado de 2 horas-aula.

As ações atendem à Resolução 401/21 do CNJ, que determina a promoção de ações de sensibilização sobre temas relativos a acolhimento, direitos, atendimento e cotidiano de pessoas com deficiência, com o objetivo de fomentar maior conscientização e mudanças atitudinais que favoreçam a ampliação da acessibilidade e inclusão no Poder Judiciário.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_oficial, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron


Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça de Rondônia
SGP - Rua Lauro Sodré, nº 1728 - Bairro São João Bosco
CEP 76803-686 - Porto Velho, Rondônia

© 2024 Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP
Versão do Sistema