52 Visualizações

Com acesso público, Plano de Desenvolvimento Institucional da Emeron contém diretrizes e metas estratégicas para funcionamento e crescimento da instituição

Conheça o PDI da Emeron, que guiará as ações e iniciativas da Escola nos próximos quatro anos

03/11/2023 13:59

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é o documento que define a missão da Instituição de Ensino Superior (IES), sua política pedagógica e as estratégias para atingir as metas e objetivos, constituindo-se como instrumento norteador para toda sua vigência. No âmbito da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron), o PDI atual compreende o período de 2022 a 2027 e está disponível no Portal da Emeron, para acesso de qualquer pessoa interessada.

O documento é dividido em seis partes, sendo a primeira dedicada ao perfil institucional, com histórico, finalidades, identidade, missão, visão, valores e outros objetivos institucionais. A segunda parte trata dos princípios norteadores da atuação da Escola, sendo eles: legais, institucionais e pedagógicos.

O terceiro item é “Organização da Escola: Estrutura e Dimensões”. Nele, são apresentadas a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), órgão responsável por regulamentar, autorizar e fiscalizar os cursos oficiais para ingresso, vitaliciamento e promoção na carreira da magistratura, e as dimensões pedagógica e administrativa da Emeron, além da estrutura física, tecnológica e de comunicação.

Já o quarto item é destinado ao Projeto Político-Pedagógico (PPP), intitulado “Estrutura Curricular - Práticas e Perspectivas”, com concepções sobre educação, aprendizagem e currículo. Formação inicial e continuada, pós-graduação, formação de formadores, formas de acesso e políticas de permanência também são tratadas no PPP.

A quinta parte é dedicada às modalidades de avaliação praticadas pela Enfam e Emeron (formativa, de aprendizagem, de reação, do desempenho do formador e institucional). Por fim, o sexto tópico contém o plano estratégico de desenvolvimento na perspectiva da sociedade, dos processos internos e do aprendizado e crescimento.

“O PDI não é um planejamento engessado, mas um instrumento fundamental que estabelece as diretrizes, políticas, prioridades e metas estratégicas a serem desenvolvidas nestes cinco anos, em todas as áreas de atuação da Escola, para seu aprimoramento contínuo”, pontua a juíza Karina Miguel Sobral, vice-diretora da Emeron e presidente da Comissão Permanente de Avaliação (CPA) da Escola. “Ao guiar nossas ações e iniciativas, ele representa um compromisso com o desenvolvimento institucional e com a melhoria de nossas práticas”, finaliza.

Como Escola de Governo e Escola Judicial (por estar vinculada ao Poder Judiciário de Rondônia) com status de IES, a Emeron é também responsável pela formação e aperfeiçoamento de servidores(as) públicos(as), sob coordenação do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário (CEAJud), do Conselho Nacional de Justiça.

Clique aqui e confira a íntegra do Plano de Desenvolvimento Institucional da Emeron 2022-2027


Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_oficial, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron


Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça de Rondônia
SGP - Rua Lauro Sodré, nº 1728 - Bairro São João Bosco
CEP 76803-686 - Porto Velho, Rondônia

© 2024 Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP
Versão do Sistema