139 Visualizações

Novembro Azul: Disau inicia campanha sobre cuidados com a saúde do homem

A ação é realizada em parceria com o Hospital de Amor da Amazônia

07/11/2023 10:32

O TJRO, por meio da Divisão de Saúde (Disau), promove a realização de exame sanguíneo de Antígeno Prostático Específico (PSA) e de consulta clínica com médico especializado, para magistrados, servidores, colaboradores terceirizados e dependentes com idade a partir de 50 anos. Para participar preencha o formulário até o dia 17 de novembro.


Os atendimentos serão prestados ao longo do mês de novembro, nas instalações do Hospital de Amor da Amazônia, e poderão acontecer aos sábados. Além disso, podem participar também homens com 45 anos completos que sejam negros ou que apresentem casos de câncer de próstata na família. O critério da raça se deve a indicadores que a apresentam como um fator associado ao câncer de próstata. 


Os dados pessoais serão enviados para o Hospital de Amor da Amazônia e depois o participante será informado das datas agendadas.


IMPORTANTE: é imprescindível a apresentação do resultado do exame de PSA, para ser atendido pelo médico. Logo, o participante precisa realizá-lo antes da consulta. O exame de PSA poderá ser agendado pelo Hospital de Amor da Amazônia ou providenciado pelo participante por meios próprios (convênio ou de forma particular).


SOBRE A CAMPANHA


O movimento Novembro Azul tem o objetivo de chamar a atenção para o cuidado com a saúde do homem e para a prevenção do câncer, especialmente o câncer de próstata. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo tipo mais incidente na população masculina, sendo a segunda causa de óbito por câncer nessa população. No Brasil, estimam-se que 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio de 2023-2025.


O QUE É A PRÓSTATA?

É uma glândula presente somente nos homens, localizada abaixo da bexiga e que envolve a parte superior da uretra - canal por onde passa a urina. Sua função é produzir um líquido que compõe parte do sêmen. Em homens jovens, ela possui o tamanho de uma ameixa, mas seu tamanho aumenta com o avançar da idade.



O QUE É O CÂNCER DE PRÓSTATA? 

É o crescimento descontrolado das células da próstata, formando tumores que podem ser malignos ou benignos. Esse tipo de câncer, na maioria dos casos, cresce de forma lenta, porém, em outros casos, pode crescer rapidamente, espalhar-se para outros órgãos e causar a morte. 



QUAIS FATORES PODEM AUMENTAR O RISCO DE TER CÂNCER DE PRÓSTATA? 

  • Idade: o risco aumenta com o avançar da idade.

  • História de câncer na família: homens cujo pai ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos.

  • Sobrepeso e obesidade: o risco é maior em homens com peso elevado.

  • Dieta: dietas hipercalóricas, ricas em gorduras e pobres em fibras, frutas e vegetais aumentam o risco, porém o tema é controverso.

  • Raça negra: homens negros possuem maior sensibildiade à ação da testosterona, o que favorece o surgimento desse câncer.



QUAIS SÃO OS SINAIS E SINTOMAS?

A médica do trabalho Adriane Simões, da Disau, destaca que a maioria dos cânceres de próstata cresce lentamente e não causam sintomas, inicialmente. Tumores em estágios mais avançados pode apresentar sintomas comuns: dor e demora em começar ou terminar de urinar, presença de sangue na urina, diminuição do jato de urina (“jato fraco”), necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite, sensação de bexiga cheia. Se o câncer se espalhar (metástases), podem ocorrer dores ósseas, principalmente na região das costas, e isso indica maior gravidade.



ATENÇÃO: Por isso é importante realizar os exames de forma preventiva regularmente. E na presença de sinais e sintomas, que a investigação para o câncer de próstata seja o mais rápido possível. 


QUAIS EXAMES SÃO REALIZADOS PARA INVESTIGAR O CÂNCER DE PRÓSTATA?

Exame de toque retal: o médico avalia o tamanho, a forma e a textura da próstata, introduzindo o dedo enluvado e lubrificado no reto.

Exame de PSA: é um exame de sangue que mede a quantidade do Antígeno Prostático Específico (PSA). Níveis altos dessa proteína podem indicar câncer ou doenças benignas da próstata. 

Esses exames devem ser realizados por homens que apresentam histórico de câncer na família, fatores de riscos e apresentem alguma alteração suspeita, sempre a critério médico. Para confirmar a doença, é preciso fazer o exame de biópsia, que é indicada caso se encontre alguma alteração no exame de PSA ou no toque retal. 


“O autocuidado ainda é um tabu para os homens. É necessário abordar questões de igualdade de gênero e mais discussões sobre a saúde masculina. Muitos homens com a idade de risco não procuram médicos por vergonha, uma vez que o diagnóstico é feito por meio de toque retal. Destacamos aqui a necessidade de driblar esse estereótipo, para aumentar as chances de cura da doença e promover a prevenção.” Dra. Adriane Simões, médica do trabalho da Divisão de Saúde do TJRO.



É POSSÍVEL PREVENIR O  CÂNCER DE PRÓSTATA?


Adotar práticas saudáveis como ter uma alimentação saudável, praticar atividade física, manter o peso corporal adequado, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e não fumar diminui o risco de várias doenças, inclusive o câncer de próstata. “E, para concluir, quanto mais cedo o câncer é descoberto, menos agressivo costuma ser o tratamento e maiores são as chances de cura.  Nesse sentido, o ideal é não esperar que os sinais da doença apareçam, mas, ao contrário, adotar uma rotina de cuidados preventivos a esta doença.”, reforça a médica. 




Comunicação Interna



Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça de Rondônia
SGP - Rua Lauro Sodré, nº 1728 - Bairro São João Bosco
CEP 76803-686 - Porto Velho, Rondônia

© 2024 Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP
Versão do Sistema