102 Visualizações

Dengue: Disau alerta sobre os sintomas e formas de prevenção

Diante do atual cenário da doença, é de extrema importância conhecer as principais características da doença, veja;

12/03/2024 08:13

Rondônia atingiu quase 2 mil notificações de casos prováveis de dengue. No cenário nacional, desde o início do ano a doença já atingiu 1 milhão de pessoas. A enfermidade faz parte de um grupo de doenças denominadas arboviroses, que se caracterizam por serem causadas por vírus transmitidos por mosquitos.   


Diante do atual cenário da doença, é de extrema importância conhecer as principais características da doença e suas formas de prevenção.


O que é a dengue? 


É uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus, transmitida pela fêmea do mosquito Aedes aegypti (quando também infectada pelos vírus), que pode apresentar tanto a manifestação clássica quanto a forma considerada hemorrágica.  



Quais são os sinais e sintomas?


O sinal mais comum da doença é febre alta (39° a 40°) de início rápido, seguida de dor de cabeça ou nos olhos, cansaço ou dores musculares, nas articulações e ósseas. Além disso, também podem estar presentes falta de apetite, náuseas, tonturas, vômitos e manchas vermelhas pelo corpo.


Na forma mais grave da doença, conhecida por dengue hemorrágica, o paciente tem os mesmos sintomas da dengue clássica, acompanhados de manifestações hemorrágicas. Os sinais e sintomas são: dor abdominal (na barriga) intensa e contínua; vômitos persistentes; hipotensão postural e/ou sensação de estar prestes a desmaiar; letargia e/ou irritabilidade; sangramento de mucosa; diminuição da urina, extremidades frias. 



Como é feito o diagnóstico?


O diagnóstico é baseado nos sinais e sintomas apresentados e no histórico apresentado pelo paciente, não existe necessidade da realização de exames específicos para o tratamento da doença. No entanto, podem ser realizados exames laboratoriais até o 5° dia de início da doença para identificação do vírus e pesquisa de anticorpos a partir do 6° dia de início da doença.



Qual o tratamento?


Ainda não existe tratamento específico para a doença. Porém, conforme recomendação médica, é importante realizar repouso e ingestão de líquidos; além de não se automedicar e procurar imediatamente o serviço de urgência em caso de sangramentos ou surgimento de pelo menos um sinal de alarme.


Quais são as formas de prevenção?


O controle do vetor Aedes aegypti é o principal método para a prevenção e controle para a dengue, que pode ser feito com as seguintes medidas: 


¿ Remover recipientes em domicílios que possam se transformar em criadouros de mosquitos, como pratinho e vaso de planta, garrafas PET, potes;

¿ Vedar reservatórios e caixas de água;

¿ Desobstruir calhas, lajes e ralos;

¿ Utilizar telas nas janelas e repelentes em áreas de reconhecida transmissão;

¿ Utilizar repelente de insetos nas partes do corpo que ficam expostas;

¿ Cobrir a maior parte do corpo, quando possível;

¿ Adicionar areia aos pratinhos de plantas.


A vacinação também é um importante meio de prevenção da doença, estando disponível pelo SUS para a faixa etária de 10 a 14 anos, devido ao maior índice de hospitalização entre essa população e o número reduzido de imunizantes. Atualmente, o imunizante não está disponível na rede pública de saúde de Rondônia. 



ATENÇÃO!


A recomendação do Ministério da Saúde é que em caso de presença de febre, dor de cabeça, dores atrás dos olhos ou no corpo, náuseas e manchas na pele, procurar imediatamente a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa e não fazer uso de medicamentos sem conhecimento médico, principalmente anti-inflamatórios.





Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça de Rondônia
SGP - Rua Lauro Sodré, nº 1728 - Bairro São João Bosco
CEP 76803-686 - Porto Velho, Rondônia

© 2024 Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP
Versão do Sistema