158 Visualizações

Disau chama atenção sobre cuidados com saúde do intestino

Março foi o mês dedicado à conscientização

03/04/2024 10:27

O câncer de intestino é um dos tumores malignos mais frequentes e letais no mundo. Apesar de sua prevenção requerer exames simples, cerca de 45 mil novos casos aproximadamente surgem todos os anos no Brasil. Por isso, buscando enfrentar e reverter esse cenário, a Divisão de Saúde do TJRO alerta a força de trabalho sobre a campanha, realizada no mês de março, promovida pelas Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) e Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG) que conscientiza sobre cuidados preventivos. 


Sobre o câncer de intestino


O câncer de intestino é também conhecido como colorretal, porque engloba os tumores surgidos na parte do intestino grosso chamado cólon e reto (localizada no final do intestino, antes do ânus) e no ânus.


Fatores de risco


Os perigos de contrair são semelhantes aos demais tipos de câncer, como: fumar, consumir alimentos ricos em gorduras saturadas e/ou bebidas alcoólicas, baixa ingestão de cálcio, sedentarismo, obesidade e idade superior a 50 anos. As condições específicas incluem história familiar de câncer colorretal e história pessoal da doença (já ter tido câncer de ovário, útero ou mama).


Sintomas


Perda de peso significativa sem mudanças na dieta, diarreia e/ou prisão de ventre, sangue presente nas fezes, sensação de gases ou cólicas, náuseas e vômitos, dores na região anal ou sensação de intestino cheio, mesmo após evacuação. 

Esses são sintomas comuns a outras doenças, e não necessariamente serão indicativos de câncer, contudo é essencial fazer o rastreamento, por prevenção, e para um diagnóstico diferencial.


Diagnóstico


Existem dois exames capazes de detectar precocemente os tumores de intestino: o Teste FIT – que aponta sangue nas fezes (mesmo oculto a olho nu) - e a Colonoscopia, exame de imagem que vê o funcionamento do intestino por dentro. Estes são recomendados para pessoas entre 50 e 75 anos. 


O diagnóstico precoce oferece até 90% de chance de cura do câncer de intestino!


Tratamento e Cura


O tratamento poderá incluir cirurgia, quimioterapia, radioterapia e terapia biológica. A escolha vai depender da localização do tumor e do estágio da doença. Quanto mais cedo iniciar o tratamento, maiores as possibilidades de cura. 


Clique para saber mais sobre a campanha nacional de conscientização sobre o câncer de intestino.




Assessoria de Comunicação Institucional 


Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça de Rondônia
SGP - Rua Lauro Sodré, nº 1728 - Bairro São João Bosco
CEP 76803-686 - Porto Velho, Rondônia

© 2024 Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP
Versão do Sistema