699 Visualizações

Servidores da comarca de Machadinho do Oeste participam de palestra sobre valorização da vida

Atividade fez parte de programação especial de prevenção ao suicídio

11/10/2019 11:56

Mais uma atividade de conscientização sobre a importância da saúde mental foi realizada para servidores do Poder Judiciário esta semana. Ao longo do mês de setembro, uma programação especial com rodas de conversa, palestras e atendimentos aconteceram em várias unidades do estado, em alusão ao mês de prevenção ao suicídio. Desta vez, o assunto foi tema de uma ação na comarca de Machadinho do Oeste.

 

Para ressaltar a importância dos cuidados com a saúde mental dos servidores, os organizadores apostaram na arte. Na segunda-feira eles assistiram ao monólogo “O Diário de um Suicida”, apresentado pelo ator Roberto Carlos, do Grupo Teatral Encena, de Ji Paraná. A peça conta a história do jovem Miguel, que se suicida e deixa um diário para contar tudo que sentiu e sofreu sozinho e calado. O espetáculo foi criado para a campanha setembro amarelo. O ator falou da necessidade de discutir o assunto. “O monólogo Diário de um Suicida retrata o drama que muitas pessoas têm enfrentado. É muito importante falarmos sobre esse assunto tão delicado e fiquei feliz por ter encontrado em nosso caminho mais uma equipe que se preocupa e abraça esta causa”.

 

Após a apresentação da peça, uma palestra trouxe informações sobre os cuidados com a mente. “Falar sobre um assunto tão sensível é um grande desafio, em razão da multifatorialidade do suicídio. O encontro proporcionou adentrar um pouco mais na temática, esclarecer dúvidas e indicar modos de valorização à vida. Por fim, destaco o zelo e cuidado pela vida dos servidores e da comunidade em geral, que a direção do Fórum de Machadinho do Oeste tem manifestado”, disse o palestrante Leandro Fonseca Missiatto, psicólogo do Núcleo Psicossocial da comarca de Pimenta Bueno.

 

O servidor Paulo Leandro, que participou das atividades, acredita que ações como essa ampliam o conhecimento e contribuem para adoção de medidas que possam reduzir os índices de suicídio. “O palestrante domina bem o assunto. Soube ouvir e responder aos questionamentos de forma clara e objetiva”, avaliou. O suicídio é a segunda principal causa de morte no meio de jovens com idade entre 15 e 29 anos. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o suicídio causa uma morte a cada quarenta segundos no mundo.



Comunicação Interna


Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça de Rondônia
SGP - Rua Lauro Sodré, nº 1728 - Bairro São João Bosco
CEP 76803-686 - Porto Velho, Rondônia

© 2024 Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP
Versão do Sistema