471 Visualizações

Presidência faz mobilização do Outubro Rosa e Novembro Azul

Objetivo é chamar a atenção para os cuidados com a saúde

14/10/2019 10:01

Instituído o mês de conscientização sobre a necessidade de prevenção do câncer de mama e de colo do útero, outubro é marcado por ações voltadas à saúde da mulher. Para sensibilizar a sociedade a essa temática, servidores e magistrados do Tribunal de Justiça de Rondônia fizeram, na manhã desta sexta-feira,11, um ato simbólico. A juíza auxiliar da presidência do TJ Euma Tourinho e as servidoras do Gabinete da Presidência cumpriram expediente vestindo roupas da cor alusiva à campanha. O objetivo foi alertar sobre a importância de exames preventivos como a mamografia e o exame de colo de útero.

Na mesma oportunidade, o presidente do TJRO, desembargador Walter Waltenberg, o juiz Sérgio William Teixeira, secretário-geral da presidência, além de servidores homens, usaram azul, cor que marca a programação de novembro, quando são atividades desenvolvidas para conscientizar sobre o câncer de próstata, doença que, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), é a segunda principal causa de morte de câncer em homens, seguido apenas pelo câncer de pulmão. A campanha Novembro Azul tem o foco na realização de exames de próstata.

Causas importantes

O câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, correspondendo a cerca de 29% dos casos novos a cada ano, no Brasil. O diagnóstico precoce é a melhor maneira de prevenir o avanço da doença e, por isso, a necessidade de realizar o exame com frequência. O Ministério da Saúde recomenda que a mamografia de rotina seja ofertada para mulheres entre 50 e 69 anos, a cada dois anos.

No caso do câncer de colo de útero, o exame preventivo, conhecido como Papanicolau, é a principal estratégia do diagnóstico precoce da doença. O exame pode ser feito em postos ou unidades de saúde da rede pública que tenham profissionais capacitados.

No caso dos homens, o desafio maior é a realização do exame preventivo, que também é realizado no SUS. O risco se dá pelo fato da doença não apresentar muitos sintomas. Em alguns casos, pode crescer rapidamente, se espalhar para outros órgãos e causar a morte.


Comunicação interna


Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça de Rondônia
SGP - Rua Lauro Sodré, nº 1728 - Bairro São João Bosco
CEP 76803-686 - Porto Velho, Rondônia

© 2024 Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP
Versão do Sistema