Status: Concluído

Preparando para o Amanhã

Gestor do Projeto:
image Daniele Pacher
Data do início:
20/10/2021
Previsão do Término:
26/10/2021
Data do Término:
26/10/2021
Equipe do Projeto:
Implementação:
Projeto concluido em 100%.

Justificativa

O significado social do trabalho é individual e intransferível para cada ser humano promovendo a busca pela realização profissional, além de estar intrínsicamente permeado à identidade do sujeito que também é influenciado pelo contexto socioeconômico que está inserido.

Esta relação trabalho versus ser humano, perpassa o decorrer da vida dos sujeitos sociais. Quando chega o momento do desprendimento deste processo de produção formal para iniciar outro ciclo da vida: a aposentadoria. Alguns a recebem como algo positivo enquanto outros não. 

A aposentadora sob uma perspectiva sociológica, representa uma ruptura com o mundo do trabalho, que modifica o sistema de relações sociais em que o indivíduo está inserido e reconfigura-se na direção do processo de transição que requer a adaptações e planejamentos para minizar os seus possíveis impactos.

Neste sentido é fundamental um planejamento que abarque questões que gravitam em torno deste tema, realizando um trabalho de preparação para esta fase. Os programas de  preparação para aposentadoria, apresentam-se como facilitadores deste processo ao  promoverem o remodelamento de conceitos e propiciarem o preparo de forma consciente e planejada desta nova fase.

Apresentam um duplo investimento: valoriza-se os (as) servidores (as) que  se aposentarão, e paralelamente se fortalece as relações de trabalho, pois torna-se nítido a iniciativa organizacional no sentido de transcender os objetivos de cumprimento de suas metas, demonstrando reconhecimento da importância em dispender tempo para a esse preparo individual e coletivo, da aposentadoria.

Considerando a Resolução 240 de 09/09/2016 do Conselho Nacional de Justiça, seção V, artigo 8 e inciso XVI que estabelece no decorrer da vida profissional, ações de preparação para aposentadoria e pós carreira e o artigo 28, inciso II do Estatuto do Idoso, qual prevê a preparação dos trabalhadores para aposentadoria, com antecedência mínima de 1 (um) ano, por meio de estímulo a novos projetos sociais, conforme seus interesses e de esclarecimento sobre os direitos sociais e de cidadania; o  TJ/RO implantou em 2009 o Projeto de Preparação para Aposentadoria “Preparando o Amanhã”, com a proposta de contribuir com a reflexão coletiva sobre o tema oportunizado uma tomada de decisão mais consciente em relação ao momento individual para requerer sua aposentadoria e um planejamento mais estruturado sobre futuros projetos pessoais para essa nova fase da vida laboral, a aposentadoria. 

Objetivo do Projeto

Contribuir com o processo de reflexão coletiva direcionado ao planejamento de uma aposentadoria com qualidade de vida dos servidores do TJ/RO


E-mail para contato: projetopreparandoamanhatjro@gmail.com

Obs. As inscrições para o anos de 2021 estão encerradas.


Escopo do Projeto

No Projeto Preparando o Amanhã, são realizadas reuniões periódicas em grupo, utilizando-se metodologia teórica/vivencial na modalidade de palestras breves informativas e oficinas que  contribuem com o processo de reflexão coletiva direcionado ao planejamento de uma aposentadoria com qualidade de vida dos servidores do TJ/RO

Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça de Rondônia
Sede - Rua José Camacho, nº 585 - Bairro Olaria
Cep 76801-330 - Porto Velho, Rondônia
Alô Justiça: 0800-647-7077 Geral: (69) 3217-1152

© 2021 Divisão de Pessoal - Dipes
Versão do Sistema v0.0.4