PDTIC 2022-2026
Conforme definições da Resolução n. 182/2013 do Conselho Nacional de Justiça, o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) é o instrumento de diagnóstico, planejamento e gestão de pessoas, de processos e de TIC, que visa a atender as necessidades de TIC de um órgão em um período determinado.
Esse documento visa consolidar as metas, os projetos e as ações de Tecnologia da Informação e Comunicação para o exercício de 2022-2026 alinhados com o Estratégia Nacional do Poder Judiciário , Planejamento Estratégico Nacional de TIC do Poder Judiciário, Planejamento Estratégico Institucional do Poder Judiciário do Estado de Rondônia, Estratégia Nacional de Segurança da Informação e Cibernética do Poder Judiciário (ENSEC-PJ), além de outros planos para implementação de políticas nacionais estipuladas pelo Conselho Nacional de Justiça.
Assim, declara-se esse documento como a materialização do planejamento tático desenvolvido pela equipe designada pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC), por meio do Comitê de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGesTIC), sendo elaborado conforme o processo de elaboração do planejamento tático (PDTIC), normatizado por meio do Ato n. 1127/2017-PR.
Dessa forma, são referenciados neste PDTIC a motivação de sua elaboração, os termos e abreviações utilizados no documento, a metodologia empregada para sua elaboração, bem como os documentos de referência, princípios e diretrizes. Além disso, explicou-se brevemente a organização da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC). Abordou-se ainda o resultado do PDTIC 2020-2021. Já a explicitação do plano de gestão de riscos foi documentada no processo SEI 0006089-14.2020.8.22.8000, por força da Resolução n. 017/2017-PR e da aplicação do Anexo II - C do Ato 692/2017-PR.
Estabeleceu-se em linhas gerais o processo de revisão do PDTIC, bem como os motivos que podem provocar atualizações no documento e como será feita a gestão do documento. Optou-se por desenvolver um documento modular, que facilite a atualização das informações, acrescentando-se a cada ano o planejamento de entregas de cada exercício. Explicitou-se ainda os fatores críticos de sucesso do cumprimento deste PDTIC, e sintetizando as informações demonstrando a importância da STIC para a prestação jurisdicional.
Caso necessário, o PDTIC poderá ser revisado, a critério do Comitê de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGesTIC), objetivando refletir os projetos priorizados pelo Comitê de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação, utilizando-se como ferramenta o Processo de Elaboração do Planejamento Tático (PDTIC).
Documentos:
- Publicação no DJe;
- Ato 474/2022 (atualizado conforme Ato n. 617/2023)- Versões Anteriores: Ato n. 1452/2022; Ato n. 474/2022.
- ANEXO I - Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação da STIC 2022-2026
- ANEXO II (atualizado conforme Ato n. 1966/2023) - Guia de Metas e Indicadores do PDTIC 2022-2026 (SEI) - Versão anterior: Ato n. 474/2022
- ANEXOIII - Projetos e Planos de Ação para 2022 - Ato n. 1452/2022 - Versão anterior: Ato 474/2022
- ANEXOIV (atualizado conforme Ato n. 1966/2023) - Projetos e Planos de Ação para 2023 (SEI) - Versão anterior: Ato n. 617/2023 (SEI - DJE), altera o Ato n. 474/2022.
- ANEXOV - Projetos e Planos de Ação para 2024.
Para apuração do resultado dos indicadores, a STIC aplicou a mesma metodologia empregada nas metas institucionais (Planejamento Estratégico Institucional - PEI). A régua utilizada é a seguinte:
- Excelente >= 90% (90% - 100%) de execução;
- Ótimo >= 80% (80% - 89%) de execução;
- Bom >= 70% (70% - 79%) de execução;
- Razoável >= 60% (60% - 69%) de execução;
- Baixo < 60% (41% - 59%) de execução; e
- Muito Baixo <= 40% (0% - 40%) de execução.
Para apuração do resultado da meta em cada exercício, deve-se comparar o resultado previsto neste Anexo II para cada indicador, sendo que para o alcance da meta o resultado apurado deve ser igual ou superior ao previsto.
ANEXO II - GUIA DE METAS E INDICADORES DO PDTIC 2022-2026 |
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ID |
OBJETIVO |
DESCRIÇÃO |
ID |
INDICADOR |
META 2022 |
META 2023 |
META 2024 |
META 2025 |
META 2026 |
DESCRIÇÃO |
FÓRMULA DE MENSURAÇÃO |
OE1 |
Aumentar a satisfação dos usuários do Sistema Judiciário |
Atuar na melhoria e no incremento da qualidade dos atendimentos e da experiência dos serviços ofertados aos usuários do Poder Judiciário, seja de forma presencial ou virtual. |
1.1 |
Índice de Adesão à Pesquisas de Satisfação Padronizada |
Razoável |
- |
- |
- |
- |
Indicador capaz de avaliar o % de serviços que possuem pesquisa padronizada e preconizada pelo CNJ em comparação ao total de pesquisas realizadas. |
Calculado a partir do percentual resultante entre a quantidade de pesquisas padronizadas dividido pelo total de pesquisas realizadas no órgão. (Pesquisas Padronizadas/ Total de Pesquisas*100) |
1.2 |
Índice de Satisfação dos Usuários |
Bom |
Bom |
Ótimo |
Ótimo |
Excelente |
Indicador capaz de avaliar a satisfação dos usuários de TIC do órgão. |
Calculado a partir do total de notas segmentadas pelas opiniões coletadas nas pesquisas de satisfação dos atendimentos realizados. (Pode ser em escala numérica ou nominal. Exemplo: Nota de 4,2 de uma escala de 0 a 5). |
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1.3 |
Índice de Demandas Atendidas |
Razoável |
Razoável |
Bom |
Bom |
Ótimo |
Indicador capaz de avaliar a quantidade de demandas atendidas em relação à quantidade de demandas registradas no órgão. |
Calculado a partir do percentual de demandas atendidas dividido pelo total de demandas regsitradas no órgão. (Total de Chamados Atendidos / Total de Chamados Registrados * 100). Serão considerados chamados registrados para serviços da Secretaria de TIC que não estejam inseridos no Processo de Gerenciamento de Mudanças Liberação e Implantação de TIC e Processo de Gerenciamento de Problemas. |
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1.4 | Índice de Satisfação dos Serviços de TIC | - | - | Bom | Bom | Bom | Indicador capaz de avaliar de maneira segmentada a qualidade dos serviços executados pela STIC. | Pesquisa segmentada capaz de avaliar a qualidade dos serviços executados pela STIC. A fórmula para cálculo é (Soma dos Resultados das Pesquisas / Total de Pesquisas Realizadas). Os quesitos devem ter valoração padronizada para permitir o cálculo do indicador. | |||
OE2 |
Promover a transformação digital |
Promover o aperfeiçoamento dos resultados utilizando as ferramentas tecnológicas disruptivas de transformação digital com o objetivo de otimizar os recursos humanos e aprimorar a eficácia na execução dos recursos financeiros, seguindo o princípio da economicidade processual e a satisfação dos usuários. |
2.1 |
Índice de Serviços Digitais |
Baixo |
Razoável |
- |
- |
- |
Indicador capaz de avaliar a quantidade de Serviços Digitais dentro do órgão. |
Quantidade de serviços digitais dentro do órgão/total de serviços do órgão |
2.2 |
Índice de Serviços Disponibilizados em Nuvem |
Baixo |
Razoável |
- |
- |
- |
Indicador capaz de avaliar o percentual de Serviços Disponibilizados em Nuvem em relação ao total de Serviços utilizados no órgão. |
Calculado a partir do percentual resultante entre a quantidade de Serviços Disponibilizados em Nuvem dividido pelo total de Serviços utilizados no órgão. (Serviços disponibilizados em nuvem/ total de serviços) |
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2.3 |
Índice de Execução do Plano de Transformação Digital |
Razoável |
Bom |
- |
- |
- |
Indicador capaz de avaliar o percentual de execução do PTD dentro do órgão. Trata-se do mesmo indicador do PEI - O8M27. |
Calculado a partir da quantidade de itens atendidos do PDT divido pelo total de normativos do documento. (Número de itens atendidos no Plano de Transformação Digital/ Total de Itens do Plano de Transformação Digital) |
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2.4 | Total de iniciativas implementadas que promovam a transformação digital | - | - | Ótimo | Ótimo | Ótimo | Indicador capaz de avaliar a quantidade de iniciativas implementadas que promovam a transformação digital no PJRO. |
Total de iniciativas implementadas/Total de iniciativas previstas 2024: Previsão de 4 iniciativas |
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OE3 |
Reconhecer e desenvolver as competências dos colaboradores |
Melhorar o desempenho e o cumprimento de metas, considerando a importância em aperfeiçoar o reconhecimento dos profissionais da TI do Poder Judiciário por meio da Gestão de Competência Institucional. |
3.1 |
Índice de Execução do Plano de Capacitação de TIC - PCTIC |
Excelente |
Excelente |
Excelente |
Excelente |
Excelente |
Indicador capaz de avaliar o percentual de execução ao Plano de Capacitação de TIC no órgão. |
Calculado a partir da quantidade de atividades atendidas no PCTIC dividido pelo número total de atividades do plano aderentes a competências de TIC. (Quantidade atendida do PCTIC/ Quantidade total de Itens do PCTIC) |
OE4 |
Buscar a Inovação de Forma Colaborativa |
Potencializar a relação entre colaboração e inovação com vistas à evolução e expansão da maturidade de TIC Poder Judiciário de modo a oferecer a desburocratização dos serviços e agregar valor aos usuários. |
4.1 |
Índice de Iniciativas realizadas em colaboração com outros órgãos do Judiciário |
Baixo |
Razoável |
- |
- |
- |
Indicador capaz de avaliar o número de iniciativas realizadas em colaboração com outros órgãos do Judiciário |
Calculado a partir da quantidade de iniciativas realizadas com outros órgãos do Judiciário. (Número de iniciativas em colaboração/total de iniciativas do órgão) |
4.2 |
Índice de iniciativas publicadas no repositório Nacional |
Razoável |
Bom |
Bom |
Ótimo |
Ótimo |
Indicador capaz de avaliar a quantidade de inciativas publicadas no repositório nacional (Projetos, planos de ações e contratações de TIC previstas respectivamente no Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação, bem como no Plano Anual de Aquisições e Contratações) |
Total de Projetos, planos de ações e contratações de TIC publicadas/Total de Projetos, planos de ações e contratações de TIC previstas inicialmente para o exercício |
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OE5 |
Aperfeiçoar a Governança e a Gestão |
Consolidar os processos, regulamentações e leis no âmbito da administração do Poder Judiciário visando aprimorar a Governança, Gestão e cumprimento das metas e objetivos estabelecidos coletivamente. |
5.1 |
Índice de Execução do PDTIC |
Bom |
Ótimo |
Conforme estratégia institucional. |
Indicador capaz de avaliar o percentual de execução PDTIC. Trata-se do mesmo indicador do PEI - O12M40 e PPA. |
Calculado a partir da quantidade de metas do PDTIC atendidas no exercício divido pelo total de metas do PDTIC existentes para o exercício. |
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5.2 |
Avaliação do iGovTIC-JUD |
Excelente |
Excelente |
Excelente |
Excelente |
Excelente |
Índice de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação desenvolvido com o propósito de o CNJ identificar, avaliar e acompanhar a situação da Governança, Gestão e Infraestrutura de TIC dos órgãos do Poder Judiciário. Trata-se do mesmo indicador do PEI - O12M39 e PPA. |
O resultado é computado conforme metodologia estabelecida pelo CNJ que avalia o Índice de Governança, Gestão e Infraestrutura de TIC do Poder Judiciário (iGovTIC-JUD), de acordo com as respostas atribuídas no questionário aplicado anualmente. |
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OE6 |
Aprimorar as contratações e Aquisições |
Aperfeiçoar a utilização de métodos, processos e ferramentas que proporcionem a melhoria nas aquisições e contratações de TIC, em busca de otimizar os recursos do Poder Judiciário. |
6.1 |
Índice de Adesão à resolução de contratações de TIC |
Excelente |
Excelente |
- |
- |
- |
Indicador capaz de avaliar o percentual de adesão à Resolução de Contratações de TIC dentro do órgão. |
Calculado a partir da quantidade de itens atendimentos da Resolução de contratações de TIC dividido pelo número total de atividades proposta no documento. (Itens atendidos na resolução de contratações de TIC / Total de Itens da resolução). |
6.2 |
Índice de Contratações de TIC Realizadas |
Excelente |
Excelente |
Excelente |
Excelente |
Excelente |
Indicador capaz de avaliar a quantidade de contratações e aquisições de TIC executadas dentro do prazo, escopo e qualidade pretendidos dentro do previsto no plano de contratação. Trata-se de indicador constante no PPA. |
Calculado a partir do total de contratações de TIC executadas/ total das contratações planejadas no plano de contrações de TIC |
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OE7 |
Aprimorar Segurança da Informação e a Gestão de Dados |
Melhorar os avanços voltados para a Segurança da Informação e dados pessoais frente aos mais diversos desafios, fazendo-se valer principalmente das vantagens oriundas da utilização de Inteligência Artificial e demais soluções disruptivas de TIC. |
7.1 |
Índice de Adesão à LGPD |
Excelente |
Excelente |
- |
- |
- |
Indicador capaz de avaliar o cumprimento das recomendações do órgão em cumprimento a recomendação do CNJ e em atendimento à LGPD Trata-se do mesmo indicador do PEI - O8M28 |
(Itens cumpridos da recomendação do CNJ em atendimento à LGPD/ Total de itens recomendados pelo CNJ em atendimento à LGPD). |
7.2 |
Índice de Serviços Críticos com Gestão de Risco |
Muito Baixo |
Baixo |
- |
- |
- |
Indicador capaz de avaliar se os serviços identificados como críticos possuem gestão de risco e se são aplicados. O total de serviços críticos deve estar estabelecido no plano de gestão de riscos institucional. |
(Total de serviços críticos com gestão de risco/ Total de serviços críticos). |
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OE8 |
Promover serviços de infraestrutura e soluções corporativas |
Aprimorar e incrementar todo aparato responsável por gerenciar os serviços de TIC do Poder Judiciário, principalmente nas iniciativas voltadas para Infraestrutura e Soluções Corporativas. |
8.1 |
Índice de Atendimento dos serviços TIC definidos pelo órgão |
Bom |
Bom |
Ótimo |
Ótimo |
Excelente |
Indicador capaz de avaliar o cumprimento dos níveis mínimos dos serviços TIC definidos pelo órgão. |
(Meta do ANS Alcançada / Meta do ANS estabelecida). |
8.2 |
Índice de Projetos de Software Aderentes à Metodologia de Desenvolvimento de Soluções. |
Baixo |
Razoável |
Bom |
Ótimo |
Excelente |
Indicador capaz de avaliar a quantidade de softwares desenvolvidos e utilizados pelos órgãos que utilizam metodologia sugerida de desenvolvimento. |
Calculado a partir da quantidade de softwares que atendem a metodologia preconizada divido pelo total de softwares utilizados. (Total de Softwares que atendem metodologia / Total de softwares utilizados). |
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8.3 |
Índice de Aderência das Soluções Implantadas ao Modelo Nacional de Interoperabilidade |
Baixo |
Razoável |
Bom |
Ótimo |
Excelente |
Indicador capaz de avaliar a aderência das soluções implantadas ao Modelo Nacional de Interoperabilidade |
Calculado a partir da quantidade de soluções implantadas seguindo o Modelo Nacional de Interoperabilidade divido pelo total de soluções implantadas no órgão. (Total de soluções com MNI / Total de soluções implantadas). |
Versões Anteriores do PDTIC
Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) 2020-2021 (rev. 13/5/2021)
Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) 2020-2021
Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) 2018-2019 (rev. 4-10-2018)
Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) 2018-2019
Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) 2016-2017 (.rev 2017)