Processo de Gerenciamento de Acessos e Uso de Recursos de TIC
(Anexo IV do Ato n. 1102/2017, DJe n. 171/2017, alterado pelo Ato n. 304/2021, DJe n. 064/2021)
Dono do Processo: Diretor do Desein
O Processo de Controle de Acesso e Uso de Recursos de TIC é responsável por direcionar o atendimento de qualquer solicitação de Requisição de Acesso por parte dos clientes/usuários, estabelecendo uma visão ampla dos processos e procedimentos que deverão ser utilizados. Compreendendo a presetação de serviços por meio do Sistema de Gerenciamento de Serviços.
Objetivos:
- Proteger os dados institucionais;
- Demonstrar para as áreas do Poder Judiciário do Estado de Rondônia os procedimentos que serão adotados na gestão do acesso aos recursos e serviços de tecnologia da informação;
- Estabelecer responsabilidades e descrever as atividades da Requisição de Acesso;
Descrição das Atividades:
Atividade: |
1. Análise e Diagnóstico |
Entradas |
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Procedimentos |
1.1. Atendente verifica se o chamado contém as informações necessárias ao preenchimento do Formulário de Requisição de Acesso para o serviço solicitado; 1.2. Atendente verifica se os documentos funcionais necessários constam no chamado. 1.3. Atendente verifica se as informações estão coerentes com os sistemas de informação implantados com base em consultas aos sistemas de informações |
Saídas |
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Atividade: |
2. Analisar Banco de FAQ |
Entradas |
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Procedimentos |
2.1 Com informações da solicitação preenchidas e compreendidas, o atendente verifica se há informações na base de conhecimento (Banco de FAQ); |
Saídas |
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Atividade: |
3. Escalonar o chamado |
Entradas |
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Procedimentos |
3.1 Atendente informa o usuário que o atendimento está em análise; 3.3 Atendente encaminha o chamado para a equipe de atendimento de Segundo Nível. |
Saídas |
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Atividade: |
4. Associar FAQ |
Entradas |
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Procedimentos |
4.1 Atendente associa ao chamado a FAQ com a solução encontrada; 4.2 Atendente informa o usuário o prazo de vencimento com base no SLA; 4.3 Atendente encaminha o chamado para a fila de execução da solução; |
Saídas |
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Atividade: |
5. Aplicar solução |
Entradas |
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Procedimentos |
5.1 Atendente com as informações necessárias ao atendimento executa o script de solução. 5.2 Atendente informa o término da execução do serviço e solicita teste ao usuário; 5.3 Atendente registra um Incidente caso ocorra falha após o teste que não possa ser resolvido naquele momento, deixando o chamado de acesso pendente até o encerramento do incidente. 5.4 Atendente Informa o usuário sobre o incidente ocorrido e o prazo para solução. 5.3 Atendente conclui o chamado adicionando as informações necessárias ao encerramento e atualização da FAQ, caso necessário. |
Saídas |
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Atividade: |
6. Criar ou Atualizar e Associar FAQ |
Entradas |
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Procedimentos |
6.1 Atendente faz consulta na base de FAQs em busca de procedimentos semelhantes; 6.2 Atendente atualiza FAQ existente, adequando ao caso analisado; 6.3 Atendente cria nova FAQ com o procedimento e as palavras chave; |
Saídas |
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Atividade: |
7. Encerrar o chamado |
Entradas |
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Procedimentos |
7.1 Atendente deverá encerrar o chamado, informando o usuário se o serviço foi realizado no tempo previsto; 7.2 Atendente encaminhará o chamado para análise de qualidade quando este não for atendido dentro do prazo ou quando a solução não for satisfatória ao usuário. |
Saídas |
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Atividade: |
8. Análise de Qualidade |
Entradas |
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Procedimentos |
8.1 Atendente verifica se o procedimento executado está de acordo com o que foi escrito na FAQ; 8.2 Atendente verifica a ocorrência de incidentes durante a execução do serviço; 8.3 Atendente consulta se houve resposta à pesquisa de satisfação; |
Saídas |
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Atividade: |
Processo de Gerenciamento de Incidentes de TIC |
Entradas |
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Procedimentos |
Atendente encaminha o chamado de incidente ao grupo solucionador adequado. Atendente comunica o usuário a respeito do prazo para solução do incidente. |
Saídas |
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Controle do processo:
ID |
1 |
Processo |
Gerenciamento de Acesso e Uso de Recursos de TIC |
Dono do Processo |
Diretor (a) do DESEIN |
Indicador |
Índice de atendimento à requisições de acessos a recursos de TIC |
Justificativa |
Manter o controle do atendimento às requisições de acesso |
Periodicidade |
Mensal |
Intervalo |
3 últimos meses |
Regra de cálculo |
(Total de Requisições de Acesso Fechadas com êxito/ Total de Requisições de Acesso Registradas) * 100
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Meta |
>=90% |
Origem dos Dados |
Por Aqui |
Responsável pela coleta |
Diretor (a) do DESEIN |
Responsável pela análise do indicador |
Diretor (a) do DESEIN |
VERSÕES ANTERIORES