Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC)
 
Processos de TIC | Processo de Gerenciamento de Continuidade dos Serviços Essenciais

(Anexo I - Ato n. 1254/2017 - DJe n. 171, de 15/09/2017)

Dono do Processo: Diretor do Departamento de Serviços e Infraestrutura de TIC - DESEIN

O Processo de Gerenciamento de Continuidade dos Serviços essenciais de TIC é reponsável por documentar as estratégias de recuperação de desastre e de continuidade dos serviços de TIC adotadas pela STIC do PJRO.

Nesse momento, este processo consistirá na elaboração e monitoramento dos planos de continuidade dos serviços de TIC ofertados pelas STIC.

O desafio desse processo é documentar o ambiente de infraestrutura dos serviços de TIC ofertado, realizando a análise de riscos desse ambiente, definindo estratégias de continuidade e recuperação desse ambiente em caso de desastre que abrangem o plano de continuidade, propondo ações de mitigação dos riscos encontrados.

Além disso, é responsável também pela aplicação dos planos elaborados em caso de incidente que cause indisponibilidade de TIC.

Objetivos:

  • Reduzir o tempo de indisponibilidade dos serviços de TIC;
  • Analisar os riscos embutidos na prestação dos serviços de TIC e minimizá-los;
  • Documentar e testar as estratégias definidas pela equipe técnica, periodicamente, a fim de manter o expertise na aplicação desses;
  • Manter os planos de continuidade dos serviços de TIC elaborados em caso de incidente que cause indisponibilidade nos serviços de TIC.

Fluxo:

O processo é composto pelas fases de Planejametno, Monitoramento e Avaliação.

continuidade

Na fase de planejamento há o subprocesso: Minutar Planos de Continuidade dos serviços de TIC:
continuidadesub

Descrição das Atividades do Fluxo:

Id

Atividade

Objetivo

Responsável

1

Minutar Plano de Continuidade dos Serviços de TIC

Essa atividade será detalhada no subprocesso Minutar Planos de Continuidade dos serviços de TIC.

STIC

2

Encaminhar para aprovação

Encaminhar os planos para aprovação das instâncias de Governança de TIC, iniciando pelo CGSI.

STIC

3

Comunicar CGTIC

Comunicar os planos de continuidade para aprovação do CGTIC e informar os recursos necessários à sua execução.

STIC

4

Acompanhar

Acompanhar a execução das ações necessárias para mitigar os riscos apontados.

Presidente do CGTIC

5

Assegurar investimentos

Assegurar investimentos para a execução das ações necessárias para mitigar os riscos apontados.

Presidente do CGTIC

6

Executar o Plano

Executar as atividades definidas no Plano de Continuidade do serviço de TIC indisponível.

STIC

7

Comunicar CGSI e CGTIC o tempo estimado para retorno

Comunicar o tempo de retorno esperado às instâncias de governança.

STIC

8

Avaliar as estratégias em outros planos

Avaliar se alguma estratégia documentada pode ser aplicada ao incidente.

STIC

9

Elaborar uma estratégia

Não sendo possível, elaborar uma estratégia para recuperar o serviço, estimando os riscos e os recursos necessários.

STIC

10

Comunicar CGSI e CGTIC

Comunicar às instâncias de governança a estratégia a ser aplicada.

STIC

11

Documentar a estratégia adotada

Obtendo êxito, documentar a estratégia utilizada e tempo para o retorno do serviço indisponível.

STIC

12

Encaminhar para minutar Planos de Continuidade dos serviços de TIC

Encaminhar para o dono do processo, solicitando ajuste ou elaboração do plano de continuidade do serviço em que ocorreu a falha.

STIC

13

Avaliar completude do plano

Avaliar a necessidade de ajuste ao plano de continuidade do serviço em que ocorreu a falha.

STIC

14

Comunicar o retorno

Comunicar o retorno a instância de governança e os usuários afetados.

STIC

15

Informar os resultados ao CGSI e CGTIC

Reunião com as instâncias de governança sobre resultado da aplicação do plano de continuidade e melhorias a serem implementadas.

STIC


Controle do processo:

ID

1

Processo

Gerenciamento de continuidade dos serviços essenciais de TIC

Dono do Processo

Diretor do Desein

Indicador

Índice de Cobertura dos Serviços de TIC com Plano de Continuidade – ICSPC

Justificativa

Verificar o aumento da cobertura dos serviços de TIC por Plano de Continuidade, até o atingimento da cobertura total

Periodicidade

Semestral

Intervalo

12 últimos meses

Regra de cálculo

ICSPC = (QSPC/TS)*100, onde

QSPC: Quantidade de serviços de TIC com Plano de Continuidade e,

TS: Total de Serviços de TIC.

Meta

Em 2017, aumento de 5% contados a partir da data de publicação e do trabalho inicial (5 Planos de Continuidade elaborados)

Em dezembro de 2018, ICSPC = 40% dos serviços de TIC com Plano de Continuidade

Em dezembro de 2019, ICSPC = 80% dos serviços de TIC com Plano de Continuidade

Em dezembro de 2020, ICSPC = 100% dos serviços de TIC com Plano de Continuidade

Origem dos dados

Planilha da DIESE

Responsável pela coleta

DIESE

Responsável pela análise do indicador

Dono do processo

ID

2

Processo

Gerenciamento de continuidade dos serviços essenciais de TIC

Dono do Processo

Diretor do Desein

Indicador

Índice de efetividade dos planos acionados - iEPA

Justificativa

Manter o controle sobre a efetividade dos planos de continuidade elaborados.

Periodicidade

Semestral

Intervalo

6 últimos meses

Regra de cálculo

iEPA = (TICPC /TACP)*100, onde

TICPC = Total de incidentes de indisponibilidade resolvidos com o acionamento de plano de continuidade no período;

TACP = Total de acionamentos de plano de continuidade no período.

Meta

iEPA>= 80%

Origem dos dados

Planilha da DIESE

Responsável pela coleta

DIESE

Responsável pela análise do indicador

Dono do processo