Processo de Planejamento de Aquisições e de Contratações de TIC
(Anexo II do Ato n. 1102/2017 - DJE n. 171, de 15/9/2017, alterado pelo Ato n. 1074/2020)
Dono do Processo: Diretor da Dactic
O Processo de Planejamento de Aquisições e Contratações de Soluções de TIC tem como objetivo preparar a aquisição de soluções e serviços de TIC, por meio da instituição da equipe de planejamento da contratação pelas áreas responsáveis e elaboração dos artefatos conforme disposto na reolução n. 182/2013 CNJ e instrução 008/2016PR.
Objetivos:
- Garantir a continuidade do negócio enquanto for necessário à instituição;
- Guiar a equipe durante a análise da viabilidade técnica ou não da contratação da Solução de TIC;
- Demonstrar às áreas do PJRO e aos demais interessados envolvidos no processo de Planejamento de Aquisições e Contratações de Solução de TIC adotado por esta organização para atender às necessidades de soluções de TIC.
Fluxo:
Descrição das Atividades:
Atividade: |
1. Instaura processo de contratação |
Entradas |
|
Procedimentos |
1.1. Criar protocolo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) para instrução da contratação; 1.2. Criar Comunicação Interna - CI para envio do processo ao integrante demandante para elaboração do DOD; 1.3. Criar DOD modelo no processo para elaboração pelo integrante demandante; 1.4 Enviar processo ao integrante demandante para elaboração do DOD. |
Saídas |
|
Atividade: |
2. Elabora Documento de Oficialização de Demanda - DOD |
Entradas |
|
Procedimentos |
2.1. Elaborar o DOD para início da fase de planejamento da contratação, em atendimento aos requisitos exigidos na Resolução nº 182/2013 do Conselho Nacional de Justiça - CNJ. |
Saídas |
|
Atividade: |
3. Encaminhar processo para confecção do ETP |
Entradas |
|
Procedimentos |
3.1 Criar Comunicação Interna no processo com instruções para a elaboração dos Estudos Técnicos Preliminares pela equipe de planejamento da contratação; 3.2 Criar ETP modelo no processo; 3.3 Enviar o processo à equipe de planejamento da contratação para elaboração dos estudos. |
Saídas |
|
Atividade: |
4. Elaborar Estudo Técnico Preliminar |
Entradas |
|
Procedimentos |
4.1. Elaborar o ETP de acordo com os requisitos exigidos na Resolução nº 182/2013 do Conselho Nacional de Justiça - CNJ |
Saídas |
|
Atividade: |
5. Avaliação do ETP quanto à conformidades com as normas vigentes |
Entradas |
|
Procedimentos |
5.1. Verificar a conformidade do ETP produzido em relação aos normativos que regem os processos de contratação. |
Saídas |
|
Atividade: |
6. Elaborar Minuta do Termo de Referência - TR |
Entradas |
|
Procedimentos |
6.1. Elaborar o Termo de Referência de acordo com o ETP produzido. |
Saídas |
|
Atividade: |
7. Análise e aprovação do Termo de Referência |
Entradas |
|
Procedimentos |
7.1. Análise do Termo de Referência elaborado para aprovação e submissão à análise do DEAGESP |
Saídas |
|
Atividade: |
8. Análise prévia do Termo de Referência |
Entradas |
|
Procedimentos |
8.1. Análise e proposição de ajustes ao TR quanto ao aspecto formal do documento |
Saídas |
|
Atividade: |
9. Assinatura do Termo de Referência |
Entradas |
|
Procedimentos |
9.1. Assinatura do TR após a análise quanto à conformidade do documento pelo DEAGESP |
Saídas |
|
Atividade: |
10. Análise e aprovação do ETP e TR elaborados |
Entradas |
|
Procedimentos |
10.1. Análise do ETP e TR produzidos pela equipe de planejamento para aprovação ou não do prosseguimento do processo de contratação |
Saídas |
|
Atividade: |
11. Atualizar o PAC |
Entradas |
|
Procedimentos |
11.1. Informar ao setor responsável pela elaboração e gerenciamento do PAC sobre o declínio de contratação |
Saídas |
|
Controle do processo:
ID |
1 |
Processo |
Planejamento de Contratações e Aquisições de TIC |
Dono do Processo |
Diretor da Divisão de Aquisição e Contratos de TIC (DACTIC) |
Indicador |
Aquisições realizadas de acordo com o PAC |
Justificativa |
O indicador tem como objetivo avaliar o planejamento de aquisições da Secretaria de Tecnologia da Informação. Presume-se que um bom plano não é perfeito, e por isto alguns ajustes ocorrem durante o exercício. Para avaliar o planejamento deve-se comparar as contratações previstas na primeira publicação (ou no ajuste se necessário) com a versão final revisada do Plano. Isto nos traz um indicador que pode passar de 100% de execução, que pode passar uma percepção que houve oportunidades orçamentárias para aquisições importantes por exemplo, pode ocorrer um indicador de 100% ou abaixo de 100%. Importante que o resultado seja interpretado. |
Periodicidade |
Anual |
Intervalo |
Início do exercício até o mês de medição; trata-se de um indicador cumulativo. |
Regra de cálculo |
Índice de Aquisições/Contratações Realizadas =Contratações/Aquisições RealizadasContratações/Aquisições Planejadas Inicialmente *100 |
Meta |
>= 85% Contratações/Aquisições Realizadas |
Origem dos Dados |
Documentos DACTIC e PAC |
Responsável pela coleta |
Diretor (a) do DACTIC |
Responsável pela análise do indicador |
Diretor (a) do DEGOV |
Versões anteriores: