Solicitação de Bens de Informática
(Anexo Único do Ato n. 962/2020, alterado pelo Ato n. 1449/2022 - DJE - Publicação DJe)
Dono do Processo: Diretor (a) do Departamento da Divisão de Suporte ao Usuário - DISUS
Esse documento serve de referência na execução do Processo de Solicitação de Bens de Informática, sendo construído a partir da análise prática das rotinas já existentes, do modelo utilizado no sistema de atendimento e análise dos gestores que atuam neste processo, obtendo-se o resultado apresentado neste documento. Originalmente os documentos foram construídos a partir de uma abordagem colaborativa entre a DIESE e a DISUS.
Objetivos:
- Assegurar que processos, métodos e procedimentos padronizados sejam utilizados para atuar de forma rápida e eficiente no registro e gerenciamento de solicitações de bens de informática;
- Garantir transparência aos usuários da STIC sobre o registro e processamento do pedido;
- Melhorar os indicadores relacionados aos serviços da STIC;
- Oferecer mecanismos para que as necessidades de contratação de bens de informática;
- Assegurar que os bens de informática sejam entregues conforme a Resolução 038/2018;
- Assegurar que o processo seja amplamente utilizado por toda equipe;
- Garantir que a solicitação seja gerenciada, os colaboradores da equipe dos setores envolvidos sejam treinados, os usuários sejam minimamente treinados, que a solicitação seja avaliada conforme a Resolução 038/2018 e que o processo de contratação seja acionado oportunamente;
Fluxo:
Tabela RACI
Atividade / Funções |
SEMAN |
DSS/Núcleo de Informática |
DIALMOX |
1. Analisa a solicitação |
R/A |
- |
- |
2. Análise de Necessidade conforme Política de Atualização do parque |
R/A |
- |
- |
3. Observa disponibilidade do bem |
R/A |
- |
- |
4. Encaminha SEI para DIALMOX solicitando a entrega |
R/A |
- |
- |
5. Conclui chamado informando os próximos passos |
R/A |
- |
- |
6. Verificar por falha do equipamento |
- |
R/A |
- |
7. Registrar Chamado para Manutenção de Bem |
- |
R/A |
- |
8. Manutenção do Bem |
- |
R/A |
- |
9. Emitir Laudo Técnico |
- |
R/A |
- |
10. Conclui chamado notificando da negativa |
- |
R/A |
- |
11. Solicita a separação do bem |
- |
- |
R/A |
12. Realiza entrega ao solicitante |
- |
- |
R/A |
Legendas tabela RACI: |
Descrição das Atividades:
Atividade: |
1. Analisa a solicitação |
Entradas |
|
Procedimentos |
1.1 Usuário solicita pelo PORAQUI informando acréscimo ou substituição. 1.2 Pedidos das comarcas deverão ser encaminhados para o Núcleo de Informática responsável para analisar a necessidade de adição ou substituição (rotina automatizada na ferramenta PORAQUI). 1.3 O chamado versando sobre vários equipamentos, a equipe deve quebrar o chamado conforme a quantidade de equipamentos diferentes; 1.4 Se o chamado versar sobre substituição de equipamento, esse deverá ser encaminhado para equipe verificar por falha do equipamento; 1.5 Se o chamado versar sobre novos equipamentos, deve ser feita análise de necessidade. |
Saídas |
|
Atividade: |
2. Análise de Necessidade conforme Política de Atualização do parque |
Entradas |
|
Procedimentos |
2.1 Seguindo as regras da Resolução n. 191/2021 e quantidade de colaboradores na unidade solicitante, existindo a necessidade a SEMAN passará a próxima etapa de consulta da disponibilidade. Caso contrário, a SEMAN executará o passo-a-passo prescrito no Processo de Gerenciamento de Ativos de TIC. |
Saídas |
|
Atividade: |
3. Observa disponibilidade do bem |
Entradas |
|
Procedimentos |
3.1 SEMAN consulta junto ao DIALMOX a disponibilidade do bem, se houver disponibilidade prepara solicitação para distribuição. Caso contrário, SEMAN encaminha o chamado para o Processo de Gerenciamento de Ativos de TIC. |
Saídas |
|
Atividade: |
4. Encaminha SEI para DIALMOX solicitando a entrega |
Entradas |
|
Procedimentos |
4.1 Consolida junto ao inventário de solicitações para distribuição e encaminha SEI ao DIALMOX para distribuição. |
Saídas |
|
Atividade: |
5. Conclui chamado, informando os próximos passos |
Entradas |
|
Procedimentos |
5.1 Atendente fecha o chamado contendo a informação de solicitação de distribuição do equipamento encaminhada à DIALMOX. Informa os dados de contato da equipe, e que qualquer contato referente a distribuição deve ser feito diretamente à equipe da DIALMOX. Acrescenta a informação sobre o procedimento necessário para instalação do equipamento. |
Saídas |
|
Atividade: |
6. Verificar por falha do equipamento |
Entradas |
|
Procedimentos |
6.1 Equipe responsável verifica se há alguma falha no bem que prejudique a utilização do mesmo. 6.2 Estando em ordem o bem, documenta toda a informação no chamado. 6.3 Estando a utilização prejudicada do bem, a equipe analisará os cenários e poderá ter os seguintes encaminhamentos: 6.3.1 Se o bem estiver fora de garantia deve ser encaminhado para confecção de laudo técnico. 6.3.2 Se o bem estiver em garantia, deve ser analisado se há bem disponível para substituição, existindo bem disponível para reposição, deve-se seguir o fluxo de distribuição do bem a partir do item 2, e simultaneamente deve registrar novo chamado para acompanhar a manutenção do equipamento substituído. 6.3.2 Se o bem estiver em garantia, não tendo disponibilidade de bem para substituição de encaminhar para abrir chamado de manutenção. |
Saídas |
|
Atividade: |
7. Registrar Chamado para Manutenção de Bem |
Entradas |
|
Procedimentos |
7. Registra chamado para equipe técnica terceirizada para manutenção do equipamento ou acionamento da garantia. |
Saídas |
|
Atividade: |
8. Manutenção do bem |
Entradas |
|
Procedimentos |
8. Acompanhamento da solução. |
Saídas |
|
Atividade: |
9. Emitir Laudo Técnico |
Entradas |
|
Procedimentos |
9. Emissão de Laudo Técnico conforme preconizado pela SEMAN. |
Saídas |
|
Atividade: |
10. Conclui chamado notificando da negativa |
Entradas |
|
Procedimentos |
10. Por não ter falha no equipamento, o chamado de solicitação de bem é concluído sem êxito. |
Saídas |
|
Atividade: |
11. Solicita a separação do bem 12. Realiza entrega ao solicitante |
Entradas |
|
Procedimentos |
PROCEDIMENTOS DE OUTRA UNIDADE ORGANIZACIONAL. |
Saídas |
|
Atividade: |
14. Devolve o bem ao demandante ou aloca em outra unidade |
Entradas |
|
Procedimentos |
14. Procedimentos realizados conforme orientações da DISUS. |
Saídas |
|
Controle do processo:
ID |
1 |
Processo |
Solicitação de Bens de Informática |
Dono do Processo |
Diretor da DISUS |
Indicador |
Índice de Conformidade com a Política |
Justificativa |
Apurar a quantidade de solicitações em conformidade com a Política de Atualização do Parque de Microinformática. |
Periodicidade |
Mensal acumulativo. Deve-se medir o resultado desde janeiro até o mês da medição. Por exemplo: uma medição em junho deveria considerar todas solicitações contidas de janeiro a junho do exercício. |
Intervalo |
Anual, iniciando em janeiro de cada exercício e terminando em dezembro de cada exercício. |
Regra de cálculo |
Considerando a configuração atual do Sistema de Gerenciamento de Serviços o denominador "Quantidade de solicitações aprovadas do período" consiste na soma dos pedidos que estão com o status "Para aquisição" e "Aprovado". |
Meta |
<=20% |
Origem dos Dados |
Por Aqui |
Responsável pela coleta |
Chefe da SEMAN |
Responsável pela análise do indicador |
Diretor da DISUS |
ID |
2 |
Processo |
Solicitação de Bens de Informática |
Dono do Processo |
Diretor da DISUS |
Indicador |
Índice de Bens para Aquisição |
Justificativa |
Monitorar o fluxo de crescimento das necessidades por bens de microinformática para aquisição. Permite identificar fluxos anormais de solicitações por equipamento, que pode provocar o início de um processo de aquisição. |
Periodicidade |
Mensal acumulativo. Deve-se medir o resultado desde janeiro até o mês da medição, para acompanhar o valor real da necessidade por aquisição de bens, e não valores isolados no mês. Por exemplo: uma medição em junho deveria considerar todas solicitações contidas de janeiro a junho do exercício. |
Intervalo |
Anual, iniciando em janeiro de cada exercício e terminando em dezembro de cada exercício. |
Regra de cálculo |
Considerando a configuração atual do Sistema de Gerenciamento de Serviços o denominador "Quantidade de solicitações aprovadas do período" consiste na soma dos pedidos que estão com o status "Para aquisição" e "Aprovado". |
Meta |
Até 100 chamados <80% Até 500 chamados <=50% Até 1000 chamados <= 40% Até 3000 chamados <= 10% |
Origem dos Dados |
Por Aqui |
Responsável pela coleta |
Chefe da SEMAN |
Responsável pela análise do indicador |
Diretor da DISUS |
Versões Anteriores: