Este site possui recursos de acessibilidade para web visando à inclusão e autonomia de todas as pessoas.

Comarca de Ariquemes

A comarca de Ariquemes foi criada pelo Decreto-Lei n. 8, de 25 de janeiro de 1982. Sua instalação ocorreu em 6 de outubro do mesmo ano.

Nome do fórum: Aluizio Sayol Sá Peixoto, em homenagem a um ilustre advogado criminalista com atuação em Brasília, no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). Sá Peixoto também se destacou como doutrinador de matérias penais, com vasta obra publicada e reconhecida no meio jurídico em sua época.

Entrância: Primeira

Seção Judiciária: Segunda

Circunscrição: Municípios de Alto Paraíso, Cacaulândia, Cujubim, Monte Negro, Rio Crespo e o Distrito de Nova Vida.

Endereço: Av. Tancredo Neves, 2606 - Centro CEP 76872-854

História do Município: O nome Ariquemes é uma homenagem à tribo indígena Arikemes, habitantes originais dessa região. Esses índios falavam o txapakura, dentro do grupo linguístico tupi. A tribo foi extinta, mas gravou seu nome na história de Ariquemes.

A ocupação do Vale do Jamary ocorreu por volta de 1900, principalmente durante o primeiro ciclo da borracha, mas sua ocupação efetiva começou a partir de 1909, com a construção da linha telegráfica de Cuiabá a Santo Antônio do Rio Madeira, uma maratona de muito trabalho e sacrifício, cuja expedição era chefiada pelo Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, em sua terceira viagem pela Amazônia.

Em 1972, começaram os estudos realizados pelo Incra nas áreas desapropriadas, que resultaram nos projetos de assentamento "Burareiro" e "Marechal Dutra".

Antônio Carlos Cabral Carpinteiro, prefeito de Porto Velho, determinou a transferência da sede do Distrito, localizada às margens do rio Jamari, onde atualmente se localiza o Bairro Marechal Rondon, para outra localidade próxima à BR 364, onde foi instalada a cidade planejada e dividida em setores: Institucional, Industrial, Comercial e Residencial.

No dia 11 de fevereiro de 1976, a primeira árvore foi derrubada, surgindo a Nova Ariquemes. A vila passa a ser chamada de Vila Velha.

Poder Judiciário de Rondônia

Poder Judiciário do Estado de Rondônia
Alô Justiça 0800-647-7077 | Geral (69) 3217-1152
Sede - Rua José Camacho, nº 585 - Bairro Olaria
Cep 76801-330 - Porto Velho, Rondônia