No mês em que todo o país se mobiliza na campanha de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, o Tribunal de Justiça promoveu atividades de mobilização da sociedade. Na comarca de Ji-Paraná, o Núcleo Psicossocial vestiu a camisa do “Faça Bonito” e foi às ruas mobilizar a população.
No dia 30 de abril houve a abertura oficial da campanha na comarca. O Judiciário de RO, se junto ao Ministério Público, OAB, Defensoria Pública, Conselho Tutelar, Secretaria de Educação e Saúde, entre outros nessa sensibilização. A atividade foi liderada pela Secretaria de Assistência Social e Família (Semasf) de Ji-Paraná, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
O Pit Stop, no dia 10 de maio, aconteceu no Posto da Polícia Rodoviária Federal, com distribuição de material educativo para conscientizar a todos pela causa.
No dia 17 de maio, sexta-feira, encerrando a campanha, uma grande passeata reuniu centenas de pessoas da sociedade civil e os diversos representantes da rede de proteção aos direitos das crianças e adolescentes. O movimento convidou a comunidade a se envolverem na luta e no enfrentamento a violência sexual infanto-juvenil.
A campanha Faça Bonito foi instituída pela Lei Federal 9.970/00, sendo uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e já alcançou centenas de municípios do nosso país.
Porto Velho
Em Porto Velho, o juiz da Vara de Proteção à Infância e Juventude, Flávio Melo, faz uma live, na segunda-feira, dia 20, às 12h, como o tema “Violência sexual contra crianças e adolescentes: o que é importante saber”. O magistrado responderá questionamentos pela sociedade no Instagram da Vara.
Assessoria de Comunicação Institucional