O projeto propõe debate de temas relevantes para a qualidade de vida e bem-estar
Pela segunda vez, o já consagrado projeto ”Preparando para o amanhã”, do Tribunal de Justiça de Rondônia, acolheu em suas oficinas, magistrados(as) do TJRO. O módulo contou com a participação de seis juízes e ocorreu nos dias 16 e 17 de maio, na Escola da Magistratura de Rondônia.
O “Preparando para Amanhã”, desde 2009 vem atendendo servidores, com bastante êxito com temas como gestão financeira e pessoal, plano de aposentadoria, projeto de vida na aposentadoria, saúde mental e longevidade, atividade física e maturidade, afetividade e sexualidade, perspectivas e desafios da aposentadoria, ciclos da vida e cuidados vocais que contribuem para consciência e qualidade de vida. Desde o ano passado, o projeto foi ampliado também para magistrados, oportunidade comemorada pelos participantes.
“Eu achei a oficina do Preparando para Amanhã maravilhosa, pois nos dá a chance de analisar a médio, curto e longo prazo os nossos planos. Como a queremos viver, como já vivemos e como pretendemos viver nos próximos anos. Buscar qualidade de vida dentro dos diversos ciclos e pensar na aposentadoria como mais uma fase.” comentou a juíza Úrsula Gonçalves, após participar do encontro. Para a magistrada, a oportunidade propicia um momento de avaliação e reflexão sobre a importante travessia.
Servidores
O projeto teve continuidade esta semana, nos dias 20 e 21 de maio, com as oficinas voltadas exclusivamente aos servidores. Guiado pela psicóloga Danielle Pacher, coordenadora do projeto, contou ainda com a instrução de diversos colaboradores.
“O projeto tem trabalhado com sucesso na preparação ao longo desse percurso até a chegada da aposentadoria e nós procuramos aplicar os temas em várias aulas, renovando a abordagem tanto a questão econômica quanto a importância dos cuidados com a saúde física, com a saúde mental. É um espaço de partilha.“ comentou a psicóloga Danielle.
A fonoaudióloga da Divisão de Saúde do TJRO, Ana Carolina, também foi ministrante nesse módulo e falou sobre os cuidados vocais. “Esclareci aspectos sobre a presbifonia, que é o envelhecimento natural da prega vocal, trazendo algumas instabilidades vocais como a rouquidão, a voz monótona ou trêmula. E como podemos cuidar dessa voz, para, mesmo envelhecendo, ter qualidade de resistência, de brilho, de tonicidade”, destacou.
Assessoria de Comunicação Institucional