Notícias do TJRO
 
28/05/2024 11:09

Projeto da comarca de Ji-Paraná é feito em parceria com órgãos de fiscalização e prefeituras

pessoas escolhem mudas florestais entregues pela Justiça de Rondônia

Centenas de pessoas receberam mudas de espécies nativas, como Samaúma, Mogno, Mirindiba, Timboril e Paricá em ação realizada pelo Poder Judiciário de Rondônia durante a 11ª Rondônia Rural Show, em Ji-Paraná. As plantas são oriundas de viveiros construídos por meio de parceria dos Juizados Especiais Criminais de Ji-Paraná, órgãos de fiscalização e prefeituras.

Para a cozinheira Maria Helena, a doação de mudas é uma ação muito boa, pois possibilita o reflorestamento e incentiva a preservação da natureza. Além dos negócios e aprendizado disponibilizados na feira agropecuária, o cuidado com o meio ambiente também esteve em evidência no estande do TJRO. Ao todo, foram 500 mudas nativas disponibilizadas para distribuição, que foram cultivadas no Viveiro da Prefeitura de Ji-Paraná.

A colagem de fotos mostra vários momentos da distribuição de mudas.

A distribuição visa incentivar as pessoas que visitaram o estande do Tribunal de Justiça a atuar no reflorestamento e arborização das cidades, especialmente em áreas degradadas pela ação humana, além de fornecer informações sobre o Fórum Digital da Justiça de Rondônia, que é vencedor do Prêmio Innovare e que foi recomendado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para implantação em todo o país.

Segundo o juiz Maximiliano Deitos, idealizador do projeto envolvendo as mudas, a construção e manutenção dos viveiros municipais é feita a partir da destinação de madeiras apreendidas durante a fiscalização de órgãos como a Polícia Rodoviária Federal e o Ibama. A iniciativa faz parte do projeto “Colhendo Sementes, Construindo Viveiros, Plantando Florestas” dos juizados especiais criminais da Comarca de Ji-Paraná, foi vencedor do prêmio Juízo Verde, concedido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU).


Reflorestamento

O projeto “Colhendo Sementes, Construindo Viveiros, Plantando Florestas”, busca incentivar a construção ou revitalização de viveiros municipais em Rondônia, contribuindo para a produção de mudas florestais e a restauração de áreas degradadas, incluindo lixões desativados, matas ciliares, urbanização e nascentes de rios. Na etapa inicial, em 2022, foram implantados 12 viveiros, e após reuniões com outros municípios, o projeto expandiu-se com a adesão de 25 municípios divididos em 3 regionais para uma melhor coordenação das atividades. Ao todo já são 37 municípios parceiros.


senhor segura muda florestal que recebeu das mãos de funcionário do tribunal de justiça

Assessoria de Comunicação Institucional

  • Compartilhar esta matéria