A oficina contou com a participação de representantes técnicos e membros do TJRO, MP, DPE, PGE, Sesdec, Sejus, OAB e TCE.
O Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) promoveu a 1ª Oficina de Sistema de Metas na última segunda-feira, 11 de junho. O encontro, na Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) definiu temas prioritários para o Sistema de Justiça.
Conduzido por Felipe Pinheiro, coordenador de estratégia e projeto (Coesp), o evento especificou as responsabilidades em que cada órgão pode atuar. Houve espaço para que cada instituição colaborasse com seus conhecimentos e experiências.
Participaram da oficina, membros da Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE-RO), do Ministério Público de Rondônia (MP-RO), do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), da Procuradoria Geral do Estado (PGE-RO), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RO), da Secretaria do Estado da Justiça (Sejus-RO) e da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec-RO).
Para o desembargador Álvaro Kalix, supervisor da Metas do Sistema de Justiça, “reunir instituições e órgãos do Sistema de Justiça para definir metas conjuntas e integradas em prol da sociedade é um feito inédito deste trabalho, que muito contribui para a democratização da Justiça e a entrega de valor à população".
Áreas como saúde, meio ambiente, segurança pública, combate à corrupção, violência contra a mulher, povos indígenas e comunidades tradicionais foram alguns focos durante o encontro.
Os(as) servidores(as) puderam colaborar por meio de palestras, debates e da montagem de uma tabela de priorização relativa. As ações para o Sistema de Justiça em 2025 foram construídas em conjunto e os órgãos, alinhados, definiram as prioridades interinstitucionais.
A juíza auxiliar da presidência, Valdirene Clementele, coordenadora do projeto, agradeceu a colaboração e a dedicação de todas as pessoas envolvidas neste momento.