Notícias do TJRO
 
14/06/2024 16:57

Sistemas foram apresentados em reunião para a Atricon 


Fotografia mostra participantes da reunião em volta do Presidente do TJRO posando para foto em frente a uma mesa. Ao fundo um monitor com apresentação


A Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do Tribunal de Justiça de Rondônia apresentou, nesta sexta-feira, 14, o funcionamento dos sistemas Sinapses e Codex à Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil – Atricon, que demonstrou interesse pelo funcionamento das plataformas desenvolvidas pela Justiça de Rondônia em parceria com o Conselho Nacional de Justiça e que foram expandidas para todo o país. 

Fotografia mostra membros do TJRO e da Atricon sentados em volta de uma mesa no gabinete da presidÊncia

Para conhecer os sistemas, o presidente da Atricon, conselheiro Edilson Silva, e o colaborador do TCE, Francisco Netto, participaram da reunião. Eles foram recepcionados pelo desembargador presidente do TJRO, Raduan Miguel Filho, que destacou o pioneirismo de projetos na área de tecnologia desenvolvidos pelo Judiciário Rondoniense. O desembargador disse que o PJRO está à disposição para parcerias que busquem o aperfeiçoamento da gestão pública. Também participou da reunião, a juíza auxiliar da presidência, Valdirene Clementele. 

O Sinapses visa ao treinamento, à hospedagem e à auditabilidade de modelos de Inteligência Artificial (IA) para uso pelo Poder Judiciário. Já o Codex é uma plataforma nacional que consolida as bases de dados processuais e, assim, provê o conteúdo textual de documentos e dados estruturados e funciona como um data lake de informações processuais, que pode ser consumido pelas mais diversas aplicações: a produção de painéis e relatórios de inteligência de negócios (business intelligence); a implementação de pesquisas inteligentes e unificadas; a alimentação automatizada de dados estatísticos; e até mesmo o fornecimento de dados para a criação de modelos de Inteligência Artificial.

Assessoria de Comunicação Institucional

  • Compartilhar esta matéria