Encontro também analisou o desempenho das diversas áreas em avaliação pelo Conselho Nacional de Justiça
Com o objetivo de debater a Proposta Inicial das Metas Nacionais (PIME) do Tribunal de Justiça de Rondônia, foi realizada nesta sexta-feira, 26, uma videoconferência, por meio da qual foram discutidos os desafios que devem ser priorizados em relação às metas nacionais do Judiciário para o ano de 2025. A reunião atende às diretrizes do Conselho Nacional de Justiça para a construção de políticas do Poder Judiciário, utilizando princípios de gestão participativa e democrática.
O encontro virtual que reuniu 486 participantes interessados em se informar e debater formas de aperfeiçoar o desempenho do Tribunal de Justiça de Justiça nas Metas Nacionais do Judiciário 2025, que estipulam objetivos concretos para cada tribunal com relação aos processos, julgamentos, práticas administrativas, entre outros tópicos analisados. Logo na abertura do encontro, a juíza auxiliar da presidência, Karina Miguel Sobral, destacou a importância da reunião
A despeito do tamanho dos desafios, nós temos conseguido atingir todas as metas”, ponderou a magistrada, que agradeceu pelo empenho de magistrados(as) e servidores(as) na busca pela melhoria constante, afinal, como pontuou a juíza, no final das contas o que se busca é o aperfeiçoamento do trabalho prestado ao cidadão. Já o juiz auxiliar da corregedoria, Paulo Fabrício, destacou o grande volume de participantes e a importância que cada um tem para que os resultados sejam alcançados de forma satisfatória pela instituição.
Coordenados pela chefe do Gabinete de Governança, Rosemeire Moreira, os servidores de cada área relacionadas às metas explicaram os esforços empenhados para alcançar as metas. Por isso, a reunião despertou tanto interesse nos participantes, que puderam opinar e fazer questionamentos. Tanto juízes(as) quanto demais servidores(as) indagaram sobre os percentuais e buscam entendimento sobre as melhores formas de atender às demandas exigidas por cada um dos objetivos do Judiciário nacional.
I Seminário do Sistema de Justiça
Outro ponto destacado na reunião é a própria construção das Metas Nacionais para 2025, processo no qual o TJRO aplica metodologia inovadora para enviar as contribuições de Rondônia para o CNJ, com a união dos órgãos que compõem o sistema de Justiça no estado para discutir e deliberar essas proposituras. O ponto alto dessa inovação será o I Seminário de Metas do Sistema de Justiça do Estado de Rondônia, que ocorrerá no próximo dia 31 de julho, às 8h, no auditório do TJRO, em Porto Velho.
Agradecimentos
Ao final, a juíza Karina Miguel destacou a intensa participação e agradeceu, em nome do desembargador presidente, Raduan Miguel Filho, pela dedicação com que todos se apresentaram para manter o nível de excelência da Justiça estadual. “Todos nós conhecemos o desafio. Todos sabemos que exige muito da gente, e é um contentamento quando a gente percebe que conseguiu andar e vencer esses desafios. A cada ano se traz um ganho para a prestação jurisdicional, na medida em que também aumentam os níveis de exigências”, pontuou a magistrada.
Assessoria de Comunicação Institucional