O Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia fará ao longo da semana uma série de encontros em todas as comarcas para disseminar recomendações e protocolos para garantir a segurança institucional. Na segunda-feira,12, foi feita a abertura da 4ª Semana de Segurança Institucional, no auditório do Ministério Público do Estado de Rondônia.
O evento contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, desembargador Walter Waltenberg Silva Junior, do presidente do Comitê Permanente de Segurança do TJRO, desembargador Valdeci Castellar Citon, do diretor da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia, desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia, e do diretor do gabinete de segurança institucional, juiz de direito Glodner Luiz Pauletto.
“Queremos proporcionar segurança aos magistrados, servidores e à sociedade que visita nossos prédios. E, para isso, desenvolveremos diversas ações, entre elas ações tecnológicas que permitam a segurança dos prédios públicos. Além disso, já temos uma ferramenta de alto padrão tecnológico que representa segurança de dados para o Poder Judiciário de Rondônia. Trata-se da Sala-Cofre, uma tecnologia de padrão internacional que eleva melhora e amplia os serviços de tecnologia da informação e comunicação para servidores e usuários”, disse em seu discurso o presidente do TJRO, Walter Waltenberg.
A 4ª Semana de Segurança Institucional foi pensada para ser um espaço itinerante, dinâmico, eclético e, ao mesmo tempo, integrativo, visando estimular reflexão que envolvem o plano estratégico e a política de segurança institucional do Poder Judiciário do Estado de Rondônia.
Placas e certificados
Na solenidade foram entregues placas e certificados a três servidores em reconhecimento pelas suas atuações operacionais no âmbito da segurança institucional no ano de 2017.
O "prêmio destaque operacional de segurança institucional" tem como objetivo instituir no âmbito do comitê permanente de segurança a valorização profissional, que é um dos principais itens para o avanço da política de segurança institucional, considerando, assim, a relevância em premiar servidores atuantes na segurança institucional no PJRO, que foram destaques no ano em curso nas atividades administrativas e operacionais da segurança institucional.
Tendo quesitos avaliados como disciplina, responsabilidade, qualidade, relacionamento, iniciativa, persistência, integridade e segurança. As avaliações de desempenho foram realizadas pelos juízes diretores de fórum e assistentes de direção, somada à nota do gabinete de segurança institucional.
O servidor Diego Schultz de Morais recebeu a placa bronze, a servidora Evelyn Schneider Sarmento recebeu a placa prata. A placa de ouro foi conquistada pelo servidor Gilvan Rubens Caetano de Assis.
O desembargador Valdeci fez a entrega de homenagens aos coronéis da Polícia Militar Mauro Ronaldo Flores Corrêa e Hilton José de Santana Pinto, que integraram o Comitê de Segurança Institucional do TJRO, no período de 2012 a 2017.
Para encerrar o evento, o coordenador de Segurança Patrimonial e Humana, Fabiano Sérgio Paiva Dias, proferiu a palestra “Combatendo a engenharia social no âmbito do Poder Judiciário”, na qual abordou conteúdos como tipos de inteligência, segurança orgânica, pessoal e de informações.
Comarcas
A programação da Semana de Segurança institucional segue até sexta-feira, dia 16, nas comarcas de Ariquemes (dia 13), Ji-Paraná (14), Rolim de Moura (15) e Vilhena (16).
Assessoria de Comunicação Institucional