A unidade imprime uma nova forma de atuação
A Secretaria Especial de Auditoria Interna e Controle (Seaic) do Tribunal de Justiça de Rondônia, em reunião com as demais secretarias da instituição, apresentou ações para a execução do Plano Anual de Auditoria Interna (PAAI) para o exercício de 2018, um documento que muda a tônica de trabalho e o foco da auditoria no Judiciário Estadual.
Na ocasião comunicou quais são as auditorias planejadas para cada área, e ainda, quais as novas abordagens para a realização das atividades. Tais abordagens refletem diretamente na forma de atuação e execução das auditorias, já que as avaliações poderão ser mais abrangentes e alcançar os aspectos do ambiente de controle interno e governança, identificação, avaliação e gerenciamento dos riscos institucionais.
Essa mudança de atuação vem ocorrendo desde a extinta Coordenadoria de Controle Interno (CCI), que atuava na análise específica de processos de contratações e despesas em geral, por meio de análise documental e emissão de pareceres com recomendações pontuais.
Na nova forma de trabalho, as equipes formadas pelos auditores internos da Seaic iniciam o cronograma de execução realizando a etapa de levantamento, como identificação dos objetivos chave do objeto a ser auditado, legislação e normas envolvidas, estrutura de pessoal, mapa e fluxos de atividades, bem como realização de entrevistas nas unidades auditadas, visando conhecer na prática como são executadas as atividades inerentes ao processo auditado, além dos controles internos utilizados pela unidade.
Durante a semana também foram iniciados os trabalhos de levantamento referentes às primeiras auditorias do PAAI para 2018: os processos de Alterações Orçamentárias, Sustentação e Manutenção de Software, Retenções sobre a Folha de Pagamento e Manutenção e Controle Predial.
Com essa mudança de foco, a Seaic almeja obter o engajamento de todos da instituição na construção de uma auditoria interna mais forte e efetiva, que objetiva avaliar a eficiência e eficácia dos procedimentos de identificação, avaliação de gestão de riscos e os controles implementados, e estrutura de governança, visando agregar valor aos processos institucionais.
Assessoria de Comunicação Institucional