TJRO vence Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça
Troféus de melhor vídeo e de melhor projeto inscrito foram entregues a Rondônia
O vídeo institucional "Deixe-se adotar...", que aborda o tema da adoção, em especial recorte para a questão da adoção de crianças com idade superior a três anos, foi premiado com o 1º lugar na categoria Vídeo Institucional. Não só isso, o VT, produzido pelo Tribunal de Justiça de Rondônia também foi premiado com o 1º lugar na categoria Júri Popular, ambos os troféus do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça (Conbrascom).
Concorrem ao prêmio tribunais federais, superiores e estaduais, além de Defensorias, Seccionais da OAB, Ministério Público e Tribunais de Contas de todo o país. A premiação ocorreu na cidade de Aracaju-SE. Este ano o Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça teve recorde de inscrição, foram 232 trabalhos inscritos, com 47 finalistas.
Vídeo
Na categoria Vídeo Institucional, o resultado foi conhecido após a disputa com trabalhos do TJ do Rio Grande do Sul e do Tribunal de Contas do Mato Grosso. Os jurados decidiram pelo trabalho do TJRO, que aborda o tema da adoção tardia e apresenta a realidade dos abrigos e das crianças que estão em situação de institucionalização. O material foi elaborado para ser exibido no Curso Preparatório para a Adoção realizado pelo Juizado da Infância e Juventude.
Finalista
A campanha de comunicação que difundiu a ideia da “Adoção Tardia” ficou em 3º Lugar e disputou com o Tribunal Superior Eleitoral (Campanha de Incentivo à Participação da Mulher na Política), 2º lugar, e com o Ministério Público Federal (MPF no combate ao trabalho escravo), 1º lugar, ambas desenvolvidas com agências de propaganda contratadas pelos órgãos.
O vídeo institucional “Deixe-se adotar...” foi uma solicitação da Comissão Estadual Judiciária de Adoção, instituída pela Corregedoria-Geral da Justiça, e teve todo apoio da administração do Tribunal de Justiça.
Reconhecimento
Para o presidente do TJRO, desembargador Rowilson Teixeira, o reconhecimento é mérito da instituição por promover tema tão relevante para a sociedade local e nacional. Já o corregedor-geral da Justiça, desembargador Daniel Lagos, enalteceu o trabalho feito em equipe, desde os servidores e magistrados da CEJA, que propuseram a realização do trabalho, até os profissionais técnicos e analistas da equipe de Comunicação Social.
Além do TJRO, também abraçaram a causa da adoção tardia, como parceiros da iniciativa, Yazigi, Associação dos Magistrados de Rondônia (Ameron) e Caixa de Assistência dos Advogados (CAARO) da OAB-RO.
Adoção
Sob coordenação do jornalista Adriel Diniz, o vídeo tem roteiro e direção de Ana Carolina Cardoso, produção de Simone Norberto, com imagens e edição de Laelho Barroso. O filme mostra os aspectos legais e emocionais que envolvem a adoção, ouve profissionais do meio e, sobretudo, demonstra exemplos comoventes de adoção de crianças consideradas “fora dos padrões” almejados pela maioria dos pretendentes. A colaboração das famílias e crianças que passaram pelo processo contribuem para demonstrar que adoção é um caminho de via dupla, onde não só os filhos como também os pais ganham com o gesto que transforma vidas.
Prêmio
O Fórum Nacional de Comunicação & Justiça (FNCJ), entidade que promove o Conbrascom, é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, fundada no dia 27 de março de 2002. São membros efetivos do Fórum todos os assessores de comunicação que estiverem trabalhando nas assessorias de comunicação dos órgãos do Poder Judiciário, Ministério Público, Defensorias Públicas, Tribunais de Contas e Ordem dos Advogados do Brasil. São membros colaboradores juízes, jornalistas, procuradores, promotores de Justiça, pesquisadores e professores universitários.
Assista o vídeo vencedor
Assessoria de Comunicação do TJRO