Notícias do TJRO
 
07/08/2014 20:54

Nova Aliança e Cujubim Grande são as últimas localidades do Baixo Madeira atendidas pela Justiça Itinerante

editada barco a

Duas localidades ribeirinhas, porém também com acesso por estrada, foram as últimas atendidas pela operação Justiça Rápida Itinerante, realizada de 25 de julho a 6 de agosto na região do baixo rio Madeira. Apesar da proximidade com a cidade de Porto Velho, as dificuldades enfrentadas pela população de Nova Aliança e Cujubim Grande são as mesmas, sobretudo pela situação do pós-cheia, por isso os mesmos procedimentos foram adotados pela coordenação e parceiros.

Consideramos essencial a realização de reuniões com as comunidades para apurar as principais necessidades advindas da enchente”, explicou a juíza Sandra Silvestre, que utilizou as escolas das localidades para esse momento de interlocução com a população. “Todos os problemas relatados são registrados em ata para buscarmos junto aos órgãos competentes soluções conjuntas”, completou.

No barco da justiça, os casos de famílias continuam campeões de atendimentos, assim como a busca por benefícios, sobretudo da alçada federal. Nesse caso são feitos acompanhamentos para facilitar o atendimento em órgãos como a Justiça Federal e o INSS.

Também foram constatados nas duas localidades os grandes prejuízos da população. O mais comum deles é a perda da produção, por isso a urgência do repasse de recursos às famílias, bem como a entrega de cestas básicas. Seu Sebastião Cezário de Araújo é uma exemplo. Teve a produção de Açaí devastada pela cheia. A casa também foi invadida por isso teve de se transferir para uma balsa. A equipe da Justiça Itinerante foi até o local de voadeira para averiguar a situação, já que a pequena propriedade é afastada.

O serviço de saúde é outra reivindicação nas duas localidades, tanto que o atendimento médico levado pela operação teve grande demanda, sobretudo na área pediátrica e de exames preventivos. Também foi grande a procura por vacinação de crianças e adultos para prevenção de diversas doenças.

No caso de Cujubim, o posto médico nem está funcionando, por consequência das cheias. O prédio está contaminado, por isso os serviços foram transferidos para a delegacia. A ocorrência foi registrada em ata e deve ser levada ao conhecimento das autoridades para providência imediata.

Sessões de cinema e cidadania

editada cine 2

A escolas das comunidade, todas em aula, receberam ainda a atividade de cinema e cidadania, com exibição de filmes com temáticas relacionadas aos direitos essenciais da pessoa humana, com ênfase nos direitos das crianças e dos adolescentes.

Em Nova Aliança, foram duas sessões, uma de manhã e uma tarde, com filmes de diferentes faixas etárias, adequados para cada tipo de público. Cerca de cem estudantes tiveram acesso aos filmes e puderam debater ao final. No caso dos adolescentes, foram ainda aplicadas palestras sobre sexualidade, ministradas pelas enfermeiras que participaram da operação e sobre o o Tribunal de Contas do Estado, com esclarecimentos sobre a fiscalização dos recursos públicos, ministrada pela ouvidoria do TCE.

Em Cujubim Grande, o interesse pelo cinema e os direitos humanos, levou a equipe da Justiça Rápida a realizar seis sessões para diferentes turmas da escola Deigmar Moraes de Souza. Crianças a partir do quinto até o nono ano puderam ter acesso às obras, se divertir e aprender por meio da sétima arte. Ao todo foram 262 crianças e adolescentes expectadoras da atividade.

Confira as fotos de Nova Aliança:

editada atendimento

editada árvore

editada corredor


editada médico

editada vacina c

editada reunião


editada cine 1

editada cine 3

editada 3

editada ouvidoria

Confira as fotos de Cujubim Grande:

editada barco

editada barco pessoas


editada juiza palestra 2


 editada 2 turminha

editada 3 turma

editada equipe

Assessoria de Comunicação do TJRO

  • Compartilhar esta matéria