Notícias do TJRO
 
15/08/2014 13:32

Tribunal de Justiça leva cidadania à Ponta do Abunã

Desembargadores participam da Operação Justiça Rápida Itinerante em distritos a mais de 360 Km da capital

 foto presidente 01

Os desembargadores, Rowilson Teixeira, presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia e Paulo Kiyochi Mori estiveram na Região da Ponta do Abunã (distritos pertencentes á cidade Porto Velho, localizados depois do rio Madeira, sentido Estado do Acre) para acompanhar os trabalhos da Operação Justiça Rápida Itinerante. Ambos chegaram na tarde desta quarta-feira, 13 de agosto de 2014.

O primeiro local a ser visitado foi o distrito de Nova Califórnia. O presidente do TJRO e o desembargador Paulo Mori conheceram a Escola Municipal Maria Jaciara Feitosa Carvalho, disponibilizada para receber as equipes do Judiciário, Executivo Estadual, Ministério do Trabalho, Cartório de Registro Civil e Notas de Extrema e o Tribunal de Contas. Durante a visita, o representante máximo da Justiça rondoniense acompanhou algumas audiências e aprovou a gama de serviços ofertados à população.

Segundo ele, ações dessa natureza devem ser cada vez mais incentivadas por outros órgãos e instituições. “É extremamente salutar essa parceria entre Ministério Público, Defensoria Pública, Executivo e outros que integram a Operação, pois atende principalmente aquele cidadão que na maioria das vezes não tem condições nenhuma de ir até a capital para obtenção de um direito que lhe é garantido pela Constituição Federal”, salientou o presidente do TJRO.

Distrito de Extrema

foto presidente 03

Já manhã de quinta-feira, 14/08, em Extrema, os desembargadores também participaram de audiências na Escola Jaime Peixoto de Alencar . Além de presenciar algumas audiências, coordenadas pela Juíza de Direito Sandra Silvestre.

Durante reunião com o administrador do distrito Darli Ferreira de Almeida, ocorrida no Núcleo de Apoio de Educação, os desembargadores ouviram atentamente reclames da comunidade, entre eles, a falta de infraestrutura (água, saneamento básico, asfalto, etc), problemas com a energia elétrica e principalmente, a emancipação do distrito.

Comunidade

Os Desembargadores atenderam ao convite da única Rádio da comunidade - Educadora FM – 105,9. Durante a entrevista com o radialista Nélio Silva, eles explicaram sobre a necessidade de realizar a Operação Justiça Rápida Itinerante na Ponta do Abunã. Além disso, tiraram dúvidas, fizeram esclarecimentos da ação e divulgaram o cronograma de atendimento, que se estenderá até o próximo dia 19.

O presidente do TJRO fez questão disse que a presença do Judiciário na comunidade possibilita a resolução de mais de 60% dos conflitos, evitando que as pessoas precisem ir até Porto Velho, uma viagem longa, em que se cruza o rio Madeira para vencer os mais de 360 quilômetros de distância dessas localidades até a capital do Estado.

foto presidente 06


Assessoria de Comunicação do TJRO

  • Compartilhar esta matéria