Notícias do TJRO
 
02/09/2014 19:54

SAP itinerante em fase de teste nas Operações da Justiça Rápida

Um novo software tem sido utilizado, em fase experimental, nas ações da Justiça Rápida Itinerante ocorridas em Porto Velho e demais distritos pertencentes a capital. A ferramenta, proposta pela Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Rondônia, tem por finalidade proporcionar a padronização dos procedimentos judiciais em todas as comarcas, utilizando-se de mecanismos que permita a sincronia imediata dos dados coletados em campo para o banco de dados do SAP-TJRO/2000. O SAP-ITINERANTE não pretende substituir o PJe (Sistema de Processo Judicial Eletrônico), e será usado até o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) elaborar uma versão para a Justiça Rápida Itinerante.

A ideia, com a utilização do novo sistema, é evitar a perda de dados e duplicidade dos mesmos, inconsistência de informações e principalmente retrabalho nas rotinas de cadastramento e distribuição dos autos às Varas competentes ao término das operações da Justiça Rápida Itinerante. "Após vários estudos, opinou-se pela criação de uma versão do atual sistema SAP-TJRO/2000 que pudesse ser manuseado de forma itinerante, aplicando-lhe poucos ajustes, devido a peculiaridade das atividades, e por ser um software nativo, robusto e consolidado, funcionando como sistema de automação processual em todas as comarcas e familiarizado por todos os usuários", explicou o juiz auxiliar da corregedoria Johnny Gustavo Clemes.

O magistrado disse que a ferramenta foi elaborada pela Coordenadoria de Informática do TJRO (Coinf), por meio de dois analistas de sistema, um analista de suporte e um técnico judiciário. Segundo ele, a estrutura do SAP-TJRO/JUSTIÇA RÁPIDA, também batizado pelos usuários como "SAP-ITINERANTE" funciona com uma arquitetura cliente/servidor, ou seja, todos os procedimentos realizados em campo são automaticamente alocados numa máquina (servidor) específica para receber as informações. "O novo programa executa a maioria das ações do SAP-TJRO/2000, podendo efetuar cadastros e distribuições de processo, exclusão e redistribuição dos mesmos, acompanhamento, designação de audiências, entre outros procedimentos".


Comparações

Johnny Clemes fez um pequeno comparativo com relação à utilização de mecanismos e logísticas utilizadas nas Operações Justiça Rápida Itinerante anteriores ao novo sistema. Sem a nova ferramenta existia dificuldade na mobilidade por exigir montagem de cabeamento, problemas na versatilidade para controle de várias pautas, demora para distribuição dos casos atendidos, congestionamento das atividades nos distribuidores, entre outros.

Agora, com o "SAP-ITINERANTE", é possível utilizá-lo em rede sem fio, os expedientes são organizados alfanumericamente, existe uma automatização da distribuição dos casos atendidos, viabilidade da utilização da assinatura digital nos expedientes gerados em audiência, melhora no controle documental, aumento da velocidade de trabalho, identificação dos processos por data de audiência x Id_pauta x hora de audiência, disponibilização imediata dos casos atendidos no SAPPG, migração automática dos processos gerados no módulo itinerante ao SAP/2000, entre outras.


Assessoria de Comunicação Institucional


  • Compartilhar esta matéria