Judiciário realiza oficina de desdobramento de metas e elaboração de projetos em Ariquemes
Buritis será a próxima comarca a receber a equipe da Coplan-TJRO
Servidores da comarca de Ariquemes-RO receberam na manhã desta segunda-feira, 15 de setembro de 2014, uma equipe da Coordenadoria de Planejamento do Poder Judiciário de Rondônia (Coplan). Durante dois dias será repassado, por meio de uma oficina, um plano de ação de desdobramento das metas institucionais para o exercício de 2015 nas unidades judiciais. O objetivo é fazer com que as metas institucionais, antes apenas vistas no papel, durante a elaboração do Plano Estratégico do Tribunal de Justiça, sejam colocadas em prática, definindo a contribuição que cada unidade judicial terá no atingimento da meta institucional.
Para isso, os servidores das Varas, Juizados e Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania participam de um debate com a equipe da Coplan com intuito de definir as metas estratégicas das suas rotinas laborais, ou seja, uma espécie de mecanismo que venha agilizar os procedimentos judiciais, além de contribuir para redução da taxa de congestionamento processual, sem acrescentar novas demandas de trabalho dentro das existentes.
Após o processo de definição da meta, a proposta é apresentada ao juiz titular da Vara, Juizado ou Cejusc para validação. Caso seja positiva a ideia construída, o Juízo dará início às suas atividades a partir de 2015. “É fundamental que os servidores, quando convocados, participem da oficina, pois são eles os responsáveis pelas ações ocorridas dentro da unidade judicial, além de possuírem conhecimento dos recursos disponíveis e o tempo necessário para execução”, pontuou Angelina Gomes de Brito Almeida, assistente técnico da Coplan.
Projetos
No segundo momento da oficina os servidores também aprimoram seus conhecimentos quanto à elaboração e ao cadastramento dos projetos pertencentes às suas respectivas unidades judiciais. São repassados a eles, dentro da metodologia de gestão participativa do TJRO, os canais que podem ser utilizados para participação da gestão, tais como: formulário PJA 042 (solicitação às unidades administrativas), e-mail (
Ainda dentro do tema projetos, a equipe da Coplan-TJRO explica aos participantes da oficina o que é um projeto, suas características, diferença entre projeto e atividade, seu clico de vida, sua gestão e qual o papel do gerente do projeto.
Buritis
Na próxima quinta-feira, 18 de setembro, a equipe da Coplan-TJRO estará na comarca de Buritis para promover a mesma oficina aos servidores. Os trabalhos serão desenvolvidos no plenário do Tribunal do Júri. Até agora já participaram as comarcas de Cerejeiras, Rolim de Moura, Pimenta Bueno, Vilhena e Espigão do Oeste.
Assessoria de Comunicação Institucional