TJ do Acre vem a Rondônia conhecer experiência do TJRO na gestão de pessoas
Implantação do Programa de Gestão por Competências no Poder Judiciário rondoniense já foi apresentada como caso de sucesso em evento no DF
Servidores do Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC) vieram a Rondônia conhecer de perto os procedimentos que foram utilizados pelo Tribunal de Justiça local para implantação do mapeamento de competências, que é uma das etapas do Programa de Gestão por Competências, ferramenta de gestão de pessoas implementada no TJRO e que já foi apresentada no Distrito Federal como um dos casos de sucesso deste tipo de iniciativa, que é fomentada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio da Resolução 192/2013.
Segundo a diretora da Divisão de Capacitação e Desenvolvimento de Pessoal do TJRO, Daniely Amadio, a visita técnica dos servidores acrianos teve o objetivo de estreitar o conhecimento a respeito das fases de implantação do mapeamento; saber quais foram as principais dificuldades para implantação do programa e qual o sistema utilizado para a realização do mapeamento de competências. Os servidores do TJAC, que são da área de gestão de pessoas e de projetos/planejamento, participaram de reuniões no TJ de Rondônia entre os dias 9 e 11 de setembro.
Novo ciclo de avaliação
Nesta semana iniciaram as atividades de sensibilização para o segundo ciclo das avaliações de competências no Poder Judiciário de Rondônia. Essa etapa aborda a análise por competências e responsabilidades com ênfase no feedback, que na área da administração é o procedimento realizado junto ao servidor para lhe informar sobre seu desempenho, forma de atuar profissionalmente ou ação executada por esse, objetivando melhor desempenho e satisfação, tanto da organização quanto do servidor.
Na primeira palestra a diretora do Departamento de Recursos Humanos, Jeiele Eline, deu as boas-vindas aos servidores do Anexo Administrativo, em Porto Velho, e em seguida houve o momento cênico que traz a reflexão dessa transição que se encontra a gestão de pessoas no Poder Judiciário Rondoniense. A atuação teatral foi realizada pela Cia Beradeira de Teatro. Ao todo serão 47 palestras realizadas em todas as unidades do Judiciário de Rondônia, os trabalhos ocorrem de 15 de setembro até o dia 6 de outubro de 2014. No dia 7 de outubro, os servidores iniciam o segundo ciclo de avaliação.
É a partir dessas respostas, ou seja, da avaliação das funções mapeadas em epatas anteriores, que o Poder Judiciário identifica quais as necessidades de capacitação das pessoas para que desempenhem as funções essenciais à instituição e à sociedade. É como se uma régua medisse quanto falta para que os servidores, sejam técnicos, analistas ou gestores, alcancem a qualificação necessária a determinadas atribuições. Com a medida exata de quanto falta, o planejamento é feito para que mais cursos, oficinas e orientações técnicas sejam organizadas e repassadas ao público interno. A gestão de pessoas caminha aliada à gestão do conhecimento, fazendo do ambiente de trabalho um lugar de busca constante pelo desenvolvimento humano.
Leia também:
- Programa de gestão do TJRO será apresentado em Seminário do CNJ
- Judiciário de Rondônia investe na formação de gerentes estratégicos
- TJ de Rondônia se prepara para mais uma etapa do Programa de Gestão por Competências
- Magistrados do TJRO participam de treinamento sobre gestão de pessoas
Assessoria de Comunicação Institucional