Casos de sucesso são apresentados durante I Enastic promovido pelo TJRO
Mais de oitenta participantes de tecnologia de informação e comunicação judiciária participam do I Encontro Nacional promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, com o apoio da Escola da Magistratura Rondoniense. O evento teve início nesta quinta-feira, 25 de setembro de 2014 e segue até hoje (26). Palestras, debates, troca de experiências, ligadas à área, e painéis compõem a programação.
Na tarde de ontem, servidores dos Tribunais de Justiça de Rondônia, Sergipe, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina expuseram aos participantes do Encontro, casos de sucesso obtidos por meio da TI em suas respectivas instituições para melhoria da prestação jurisdicional. Na ocasião foram apresentados projetos, rotinas utilizadas, ferramentas de desenvolvimento e os resultados alcançados.
O analista de sistema Tibério Luis Coimbra Mendonça, da Divisão de Projetos do TJRO, abordou sobre a criação da Dipro. Segundo ele, no início, assim com a maioria das coisas na vida, não foi fácil. Porém, o esforço, perseverança, apoio da instituição e demais pessoas ligadas à área, vem possibilitando a construção de ferramentas que auxiliam na execução das rotinas judiciais.
Larissa Oliveira Ostrowsky, do TJMS, falou das informações gerenciais no apoio à Correição Judicial. Segundo ela, mudanças nas rotinas utilizadas pelos usuários e qualificação dos servidores, além da contratação de uma empresa terceirizada para dar manutenção nos equipamentos, propiciaram resultados significativos para o Tribunal.
Gestão de resultados
Na manhã de hoje, Alexandre Fanfa Ribas proferiu uma palestra sobre “Gestão para Resultados no Judiciário”. Numa abordagem direta, ele falou das estratégias, projetos, rotinas e resultados, definindo-as como sistema de gestão. Segundo ele, para alcançar resultados satisfatórios nas implantações, sejam elas voltadas para a área pública ou privada, é preciso que as iniciativas não sejam isoladas, haja desdobramento de funções e maturidade.
Alexandre Fanfa pontuou ainda que o maior desafio da TI no âmbito do Poder Judiciário tem a ver com a urgência das demandas, ou seja, diante da necessidade de criação de novas ferramentas para melhor atender o usuário, tudo que é solicitado com extrema rapidez no desenvolvimento e execução.
Assessoria de Comunicação Institucional