Notícias do TJRO
 
30/09/2014 11:41

Judiciário realiza Megaoperação Justiça Rápida em Alto Alegre dos Parecis


A equipe estará dos dias 20 a 31 de outubro de 2014, das 8h às 13h, no Posto Avançado da Justiça Rápida de Alto Alegre dos Parecis, recebendo os jurisdicionados e selecionando os casos que serão atendidos no dia da Megaoperação. Na referida ocasião, as pessoas já serão informadas do horários das audiências. A operação ocorrerá na cidade de Alto Alegre dos Parecis, e a juíza titular da comarca, Cláudia Vieira Maciel de Sousa, esclareceu que escolheu esta cidade porque a última Megaoperação ocorreu na cidade de Parecis e, Santa Luzia do Oeste, por ser a Sede da Comarca, está melhor atendida na prestação jurisdicional.

A juíza exemplificou à população os casos que podem ser atendidos pela referida Operação: disputa pela posse de bens; visitas para filhos e pensão alimentícia; guarda de menores sem fins previdenciários; divórcio consensual (amigável) e dissolução de sociedade; justificação de união estável; correção em certidões de nascimento, casamento ou óbito; ação de danos materiais; cobranças com valores de até 40 salários mínimos.

As pessoas interessadas devem dirigir-se ao Posto Avançado, munidas de documentos pessoais, como carteira de identidade, CPF, entre outros que comprovem sua identidade, assim como levar documentos que comprovem os direitos a reclamar.

Audiências da Mega Operação

As audiências acontecerão no dia 22 de novembro e serão realizadas a partir das 8h30min, na Escola Estadual Artur Costa e Silva, localizada na avenida Tiradentes, 1036, Centro de Alto Alegre dos Parecis.

A população deve ficar atenta para as datas indicadas e não esquecer de levar os documentos necessários, seja no dia da triagem como também portar os documentos no dia as audiências.

A Megaoperação que está sob a coordenação do juízo de Santa Luzia do Oeste, contará com a participação do Ministério Público, Defensoria Pública do Estado e serventuários da Justiça. Já estão sendo inclusive convidados a também participar a Ordem dos Advogados do Brasil, Cartório de Registro Civil, Delegacia de Polícia, Secretaria Municipal de Saúde, dentre outros. O objetivo é estender o atendimento, como exemplo a confecção da Carteira de Identidade para aqueles que ainda não a possuem (1ª via), bem como vacinação e orientações sobre saúde. A juíza destacou que essas entidades têm sempre atendido ao convite e a participação é sempre muito valorosa.

Projeto "pai Presente"

A Megaoperação também abrangerá o projeto que visa facilitar o reconhecimento da paternidade e, por esta razão, durante toda a Megaoperação, que inclui a triagem, haverá a intensificação da divulgação deste projeto e, no dia 22 de novembro, também serão realizadas audiências de reconhecimento de paternidade, assim como também serão dadas orientações quanto aos procedimentos necessários àqueles que visam ajuizar ação.

O projeto Pai Presente tem por objetivo estimular o reconhecimento de paternidade de pessoas sem esse registro. Assim, as mães que tiverem dados necessários ao início da averiguação (nome do pai - mesmo que sem sobrenome), poderão comparecer nos dias da triagem apresentando seus documentos pessoais, certidão de nascimento de seus filhos, nome e endereço do suposto pai e terão agendada audiência de conciliação.

Os pais que comparecerem no dia do atendimento, poderão já reconhecer a paternidade de seus filhos e o termo de reconhecimento espontâneo de paternidade será expedido e encaminhado ao Cartório de Registro Civil competente para averbação.


Assessoria de Comunicação Institucional

  • Compartilhar esta matéria