Judiciário de Rondônia investe na formação de formadores
O Poder Judiciário do Estado de Rondônia investe na formação de servidores e magistrados para que eles atuem como professores em cursos internos voltado ao aprimoramento das atividades da Justiça. A segunda turma deste ano do curso Formação de Formadores encerrou o primeiro, de três módulos no mês de setembro, em mais uma ação da Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron).
No primeiro semestre, 80 participantes foram preparados para exercer a atividade de formadores e atualizados com base nos fundamentos da prática docente, tanto em Porto Velho quanto em Ji-Paraná. O curso é de 60 horas-aula, divididas em três partes. No segundo semestre, mais 80 vagas, em dois grupos, também nessas duas cidades, num total de 160 pessoas habilitadas para ofertar capacitação aos colegas de trabalho até o final do ano.
Segundo a Emeron, a abordagem do curso é por meio de teorias e simulações de atividades práticas, com procedimentos didáticos e metodológicos apropriados. Ao final do curso será expedido Certificado de Competências Pedagógicas.
Participação
Muitos desses servidores formados acabam tendo ideias de novos cursos para ampliar a capacitação dos colegas de trabalho. É o caso de três serventuárias da Justiça da comarca de Ariquemes, que em 2013 participaram do curso de Formação de Formadores. Eliane de Carmo, Jeane Verônica Fonseca e Salete Cavalheiro apresentaram proposta ao Tribunal de Justiça e após a aprovação, aplicaram, em maio deste ano, o curso de simplificação de rotinas cartorárias para técnicos judiciários de diversas comarcas de todo o Estado, no Centro Treinamento, na capital.
Valorização
Para a coordenadora da Emeron, Ilma Ferreira Brito, o curso procura potencializar talentos e valorizar a experiência profissional na formação dos participantes. Cada semestre ofertou 80 vagas para magistrados e servidores. As aulas foram ministradas em duas turmas: uma em Porto Velho, no Centro de Treinamento do Tribunal de Justiça, e outra em Ji-Paraná, no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc).
Assessoria de Comunicação Institucional