Programação “Outubro Rosa” começa hoje no TJRO. Entenda como começou o movimento.
Começa hoje a programação do Outubro Rosa no Poder Judiciário do Estado de Rondônia. Trata-se de uma mobilização internacional para prevenir o câncer de mama, e o Serviço Médico do TJRO irá oferecer consultas preventivas e emissão de guias para realização de mamografia às pessoas que necessitarem dessa indicação, além do exame clínico da mama. Todas as servidoras e dependentes podem participar, basta ligar nos ramais 1231 ou 1236 e agendar uma consulta. A programação permanece durante o mês inteiro.
Clique aqui e conheça a história da servidora Suzana Tavares que venceu essa luta pela vida.
Clique aqui e conheça a história da servidora Maria Imaculada que venceu essa luta pela vida.
Entenda como surgiu
O movimento surgiu na última década do século XX, nos Estados Unidos da América (EUA), com ações no mês de outubro direcionadas à conscientização da prevenção do câncer de mama pelo diagnóstico precoce. Algumas cidades nos EUA se enfeitavam com laços rosas, principalmente nos locais públicos. Posteriormente, outras ações, como corridas, desfile de modas com sobreviventes da doença, partidas de boliche, etc., foram surgindo.
A iluminação de monumentos e prédios públicos surgiu um tempo depois, mas não há informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada pela primeira vez. Mas a prática foi fundamental para que a data tivesse expansão mais abrangente para a população e deu possibilidade para ser replicada em qualquer lugar, já que basta adequar a iluminação do local.
A aprovação do mês de outubro como data nacional dos EUA para prevenção do câncer de mama foi aprovado no congresso logo após as ações, e o laço cor-de-rosa foi lançado pela fundação Susan G. Komen for the Cure. O laço foi distribuído aos participantes da primeira “Corrida pela Cura”, realizada em Nova York, em 1990. Desde então, a campanha é promovida anualmente e disseminada pelo mundo.
Comarcas do interior aderem à Campanha
As comarcas de Presidente Médici e Santa Luzia já aderiram à campanha Outubro Rosa. Em Presidente, a programação será feita com a realização de palestras com profissionais de saúde direcionadas aos servidores sobre a importância da prevenção do câncer de mama. Já em Santa Luzia, além do jardim interno do Fórum estar decorado com banner e elementos rosas, as servidoras foram lembradas da importância da prevenção e a necessidade do autoexame das mamas e indispensabilidade da mamografia para mulheres com mais de 40 anos.
Assessoria de Comunicação Institucional