A equipe do judiciário de Rondônia atendeu ao chamado da professora da disciplina de conciliação, mediação e arbitragem, do 8º período do curso de Direito de uma faculdade de Porto Velho. O objetivo do convite foi mostrar na prática como funciona uma audiência e a forma de atuação dos conciliadores que trabalham no Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejusc), órgão que funciona no Fórum Geral de Porto Velho e atende à população para solução das demandas nos Juizados Especiais Cíveis e Criminais.
Além dessa atuação na sede, a equipe também percorre comunidades em distritos, áreas rurais, aldeias indígenas, em longas distâncias, por estradas ou por rios, para resolver os conflitos em de acordos que são homologados pelo juiz por meio de uma decisão judicial que põe fim à questão.
A diretora do Cejusc de Porto Velho, Marinalda do Nascimento, e os conciliadores Natã Alves, Silas Saran e Verônica Nery foram recepcionados pela professora Rebeca Leite, titular da disciplina de conciliação, na noite desta segunda-feira, 21.
Além de conhecer um pouco sobre os conceitos do que é Cejusc e de como funciona essa unidade do Judiciário de Rondônia, os alunos participaram de uma simulação de audiência, onde três deles representaram as partes e o conciliador.
De acordo com Marinalda, o momento foi essencial para evidenciar para a comunidade a missão do Tribunal de Justiça de Rondônia que é oferecer o efetivo acesso das pessoas à Justiça, o que se dá de maneira muito concreta na atuação de magistrados(as) e servidores(as) que atuam no Cejusc, especialmente nas Operações Justiça Rápida Itinerante, nas quais os acordos são fundamentais para solução mais ágil dos litígios.
Assessoria de Comunicação Institucional